5 Itens Essenciais Para Você Criar Um Blog Com Resultado

Neste artigo você terá uma visão muito importante sobre o que se deve considerar e o que não pode ser esquecido de forma nenhuma para criar um blog e obter resultados garantidos.

O QUE É PRECISO?

Uma preocupação comum para quem pretende começar um blog é assegurar que a escolha das ferramentas e itens essenciais foi realizada corretamente.

Continue lendo e descubra os itens essenciais na criação de um blog que podem fazer total de diferença entre o fracasso e o sucesso do seu blog.

Como Criar um Blog – Escolha do Endereço

Muitas pessoa já erram no ponto de partida, que é a escolha de um domínio, do endereço na Internet. Existem exceções, mas o ideal é usar um nome relacionado ao nicho de mercado que você atua.

Dessa forma, quando alguém procurar por uma palavra chave relacionada ao seu nicho, seu site aparecerá nos resultados das pesquisas, e toda vez que receber um link de algum outro site, todo o domínio se fortalece e pega carona na credibilidade perante o Google.

Além disso, manter o blog com endereço próprio te dá total controle e flexibilidade para alterar a plataforma ou inserir algo mais no futuro. Por esses motivos não é recomendado usar os endereços gratuitos como empresa.blogger.com ou empresa.wordpress.com.

Como Criar Um Blog – Plataformas de Gestão de Conteúdo

É interessante que o site tenha uma plataforma de gestão de conteúdo, conhecida como CMS (do inglês Content Management System). O papel de um CMS é permitir que o conteúdo seja gerenciado de forma simples.

Mesmo pessoas que não entendam nada de programação conseguem publicar novos posts ou editar posts antigos através de uma experiência razoavelmente parecida com a de editar um texto no Word.

O WordPress.org (tome cuidado, é diferente do WordPress.com, que fornece o serviço de hosting de blog) oferece uma plataforma open-source (código aberto) bastante utilizada no mercado e robusta. Este é o sistema que usamos no Alcance Renda e também recomendamos para nossos clientes.

Uma das vantagens do WordPress é permitir o uso de diversos plugins (que funcionam como se fossem acessórios, capazes de oferecer novas funcionalidades) e ser bastante flexível para customizações.

Outro sistema famoso e bastante utilizados de CMS é o Joomla. Embora ambas as plataformas sejam gratuitas para instalação em um servidor próprio, essa é uma tarefa difícil para pessoas não-técnicas. Por isso, se seu negócio não tem uma equipe de TI, é provável que você tenha que desembolsar um pouco para que alguém faça isso, ou então contrate um serviço de hospedagem que já possua essas plataformas integradas.

Como Criar um Blog – Itens Que Não Podem Faltar

Boa parte das plataformas de gestão de conteúdo já possui esses itens como básicos. No entanto, nunca é demais garantir que eles estejam na sua página:

⇒ Opções de assinaturas do blog

Como forma de manter os leitores sempre próximos do seu blog, você deve dar a eles a opção de receber os posts por email ou por RSS. Serviços como o Feedburner servem para oferecer assinatura nas principais plataformas de conteúdo além de permitir acesso a estatísticas de assinantes.

⇒ Opções de busca

Ter um campo de busca ajuda o visitante a encontrar conteúdo de forma rápida e fácil. Isso ajuda a diminuir a taxa de rejeição do blog.

⇒ Comentários

Outro motivo para se ter um blog é o engajamento proporcionado por ele. Inclua um espaço para que os visitantes comentem seus posts. O Disqus é um ótimo sistema de gerenciamento de comentários.

⇒ Botões para compartilhar

As mídias sociais e o email podem ser grandes impulsionadores de tráfego para o seu site. Ajude e incentive os usuários a compartilhar colocando botões de Curtir no Facebook, enviar por email, postar no Twitter, etc.

Os números que ficam nos ícones também servirão como prova social aos visitantes, mostrando que são posts que valem a pena ler e compartilhar.

⇒ Sistema de web analytics

Um sistema de análise das métricas do seu site é essencial para entender o que está e o que não está funcionando no seu blog e assim seguir melhorando. O Google Analytics (gratuito) é o mais conhecido. Não esqueça de colocá-lo no blog.

Além de ter esses itens, é preciso saber priorizá-los no layout e distribuir cada parte de acordo com sua importância e com os padrões de navegação da web. Não seria muito intuitivo, por exemplo, que a barra de buscas ficasse no rodapé do blog.

Como exemplo, tentamos fazer uma boa configuração de todos esses elementos no Alcance Renda, fique a vontade para navegar no site e utilizar nossas ideias para usar no seu blog.

Ícones de compartilhamento facilitando a distribuição dos artigos e oferecendo prova social, barra de busca bem localizada e destaque para a possibilidade de assinar o blog de diferentes formas (Feed RSS, email ou acompanhando em mídias sociais).

Existem vários temas que facilitam nesta tarefa, alguns são gratuitos e já oferecem o necessário para você criar seu blog, principalmente para quem está iniciando, e existem outros pagos com mais recursos que podem dar uma “cara” mais profissional e ajudar no crescimento. Um ótimo exemplo de tema é o Template ConversionWP Premium (utilizado e indicado por nós), que possui um layout direcionado para a conversão de captura de leads para seu negócio, com visual totalmente personalizável e com ênfase nos elementos citados neste post e que pode ajudar muito seu negócio online a conseguir os resultados planejados.

Agora você já sabe o que não deve faltar no seu blog:

  1. Um domínio relacionado ao seu nicho;
  2. Uma plataforma para administração e edição do seu blog;
  3. Opções de de assinatura do seu blog;
  4. Opções de busca disponíveis aos seus visitantes;
  5. Espaço para comentários para seus visitantes;
  6. Botões de compartilhamento;
  7. Sistema de web analytics.

Com essa base formada em seu blog, você terá grandes chances de ter um blog que irá atrair muitas visitas e ajudar seu negócio online a obter grandes resultados.

Por enquanto é só pessoal. Existem muitas ferramentas no mercado que ajudam você na construção desse grande ativo que é o blog, fique ligado que nos próximos posts continuarei falando sobre como criar um blog de sucesso.

Abraço.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/