Analisar Seu Negócio Online

A capacidade de avaliação é uma das grandes vantagens do marketing digital para seu Negócio Online.

Neste artigo você verá as vantagens do uso das ferramentas de análise do marketing digital para desenvolver um negócio desejado por seus clientes.

Para um negócio com orçamento limitado, é imprescindível conseguir entender bem o quanto cada investimento traz de resultados. É isso que permite uma análise detalhada para, então, maximizar o investimento no que está funcionando bem e otimizar ou cortar as ações que precisam de ajustes.

As métricas do funil de vendas do seu Negócio Online

Como o número de visitantes, Leads e oportunidades geradas estão entre as mais importantes para analisar exatamente porque mostram de forma rápida quanto o investimento no Marketing Digital está oferecendo de retorno para o negócio.

Depois desse primeiro nível, o ideal é entrar em cada fonte de tráfego e entender o quanto cada canal tem contribuído na geração de Leads. A partir disso podemos olhar métricas específicas das ações mais importantes e encontrar as melhores oportunidades de otimizações.

Ferramentas

A ferramenta de Web Analytics mais conhecida e utilizada no mundo é o Google Analytics. No entanto, ao mesmo tempo em que ele fornece dados completos e profundos, pode ser de difícil compreensão para a muitos profissionais.

Existem algumas ferramentas que ajudam a interpretar melhor o Analytics, enviar relatórios no corpo de emails, entre outras coisas. Se você preferir se manter apenas com o Google Analytics, é importante não se perder no mundo de possibilidades oferecidas e focar naquilo que realmente faz diferença.

Qual a frequência para analisar os dados do seu Negócio Online?

Existem 3 tipos principais de análises que devem ser vistas sob diferentes óticas. São elas:

  • Análise diária
  • Análise semanal
  • Análise mensal

Análise diária

Todos os dias seu negócio está sujeito a algumas atividades “anormais”, tanto positivas, como uma interação em algum blog ou veículo importante, quanto negativas – uma crítica em fonte similar ou uma queda acentuada no número de visitantes e Leads gerados.

A partir desses sinais, é possível entrar nos detalhes e entender os motivos e, ai sim, agir de forma adequada.

Por isso, recomendamos que avalie diariamente métricas mais simples, como o número de visitas, Leads gerados e desempenho das fontes de tráfego e páginas mais acessadas. Essas informações vão dar uma indicação geral de status, mostrar se houve algum post com boa repercussão e quais foram os meios influentes que linkaram para seu site, assim você pode agradecer e comentar sobre o conteúdo.

Isso tudo pode ser feito rapidamente em uma visão geral. Facilita bastante se os números vieram por email pela manhã.

Análise semanal

Já semanalmente, avalie essas mesmas métricas, mas adicione um julgamento para indicar se as metas do mês estão se encaminhando para serem batidas ou se será necessário algum esforço extra.

Outra informação que pode ser analisada semanalmente são os testes que você fizer: por exemplo, se você tentar otimizar uma página para determinada palavra-chave, pode checar o “antes e depois”. Geralmente é inconclusivo avaliar esse tipo de experimento diariamente.

Análise mensal

Mensalmente, é indicado fazer uso de um diagnóstico mais profundo com dados de diferentes níveis de métricas: de negócio (Visitas, Leads, Alcance, etc), a composição das fontes de tráfego juntamente com o número de Leads que cada uma delas gerou e, por fim, os detalhes de cada fonte (desempenho de cada palavra-chave em Adwords, taxas de cliques e abertura em Email Marketing, sites de referência que mais te enviaram tráfego e a taxa de conversão desses sites, etc).

Esse processo de análise mensal será bastante importante para seu negócio e dele sairão as ideias que vão ditar os próximos passos do Marketing Digital de forma mais estratégica e com maior alavancagem.

Como colocar tudo isso em prática

Sabemos que para quem está iniciando suas estratégias em Marketing Digital, são infinitas as possibilidades e não é uma tarefa fácil saber por onde começar a implementar ações.

Muitos negócios se deixam levar pelo que mais está em evidência no momento e é comum não conseguirem identificar o que de fato traz e o que não traz resultados reais para o negócio. Tudo isso pode fazer com que o retorno do investimento demore ainda mais para se concretizar.

Com o objetivo de ajudar a guiar as decisões de médias e pequenas empresas que começam a investir em sua presença digital, existem ferramentas que podem auxiliar na criação de divulgação de negócios pela Internet.

Existem muitas ferramenta grátis para você trabalhar seu negócio pela Internet. O Alcance Renda disponibilizou gratuitamente alguns materiais que podem lhe auxiliar no desenvolvimento do Marketing do seu negócio:

Alcance Renda – Download de Ferramentas Grátis

Você pode também investir em ferramentas pagas, mas que tem o poder de concentrar, passo a passo, tudo o que você precisa para desenvolver um marketing realmente efetivo e com retorno garantido se você desenvolver as atividades como apresentadas nos métodos.

 Fórmula Negócio Online – O Treinamento Formula Negocio Online é um curso inédito no Brasil, conta com 18 módulos de treinamento, mais de 200 aulas, mais de 50 horas de vídeo aulas, vários materiais.

 

 

 Segredos do Adsense – Através do curso você aprende de forma prática como criar um site e ganhar pelo menos US$ 100,00 por dia na internet.

 

 

 Afiliado na Prática – Com o curso Afiliado na Prática você irá apreender passo a passo desde tarefas simples como a escolha do nome do seu site, até tarefas mais avançadas como a instalação e utilização das ferramentas de trabalho, escolha do produto ideal para trabalhar, relacionamento com sua lista de e-mail, criação e aplicação de estratégias para atrair tráfego, teste de conversão para aumento de vendas e muito mais!

Em sua maioria essas ferramentas buscam atender 3 pontos principais para que seu negócio obtenha sucesso na rede:

  • Garantir resultados em curto prazo, para dar fôlego ao seu negócio e assegurar a continuidade nos resultados enquanto são realizadas as ações de longo prazo;
  • Cobrir toda a base considerada essencial em Marketing Digital e responsável por gerar a maior parte dos benefícios que o marketing digital pode proporcionar;
  • Cortar todas as distrações e itens que não contribuírem de forma significativa para a geração de resultados.

Nesta Série de Artigos você viu como você pode utilizar as ferramentas do marketing digital para criar ou divulgar seu negócio na Internet com potencial gigantesco a custos bem baixos, principalmente se comparados ao mercado tradicional.

Agora é com você, identifique o que você gosta e tome a decisão correta de montar seu negócio. Trabalhe onde e como você quiser, com o prazer de trabalhar com o que você realmente deseja e ganhando muito bem com isso.

Grande abraço e muito sucesso.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/