Como Aproveitar o Marketing Online Para Aumentar as Vendas

Alinhamento Entre Marketing Online e Vendas

Neste artigo você verá como fazer a transição da geração de leads do marketing online, para a venda, qual o momento certo de ofertar um produto ou serviço.

Definir Funil de Vendas

No Marketing Online, normalmente é raro o potencial cliente já chegar comprando. A compra é realizada em um processo e passa por diferentes estágios.

Marketing Online Para Aumentar Vendas 1

Procure definir alguns passos intermediários no processo de venda do seu negócio. Entre os mais comuns estão visitantes, Lead (pessoas que deram suas informações de contato), Oportunidade (um Lead qualificado e com intenção de compra), etc.

Nem todos os visitantes chegam ao seu site tem o mesmo interesse, e às vezes, por uma falha no encaminhamento, acabam não se tornando clientes. Esses estágios percorridos pelos ledas e a transição entre eles formam o de funil de vendas, onde o volume de pessoas que chegam no topo (visitantes) vai diminuindo ao longo do processo de venda até saírem como clientes.

A quantidade de etapas em um funil pode variar de acordo com seu negócio, produto ou estratégia de marketing.

Veja um exemplo com 4 passos importantes:

  1. Visitantes
  2. Leads
  3. Oportunidades
  4. Clientes

Visitantes

Aqui estamos falando basicamente de todas as pessoas que por alguma razão visitam o seu site via google, redes sociais, por um anúncio ou por qualquer outra fonte de tráfego.

Nessa etapa é importante prender a atenção desse contato, afinal de contas, você teve um custo para traze-lo até o seu site.

Leads

Após capturar esses visitantes e torná-los Leads, é preciso conquistar sua confiança. Boa parte dessa construção acontece através da nutrição dos Leads, com Emails com bom conteúdo, bem segmentados e focados nas necessidades de cada Lead.

Oportunidades

Com os Leads já qualificados e bem preparados aumenta a possibilidade de fechamento de vendas. Nessa etapa, aqueles visitantes que foram capturados e trabalhados com o apoio do conteúdo gerado pelo Marketing passam a ser direcionados para receber materiais de venda com uma abordagem mais assertiva, aqui o Lead já passou de estágio e virou uma Oportunidade.

Clientes

Depois de um processo de vendas completo, levando seu Lead a cada estágio do funil, você vai começar a ser recompensado. Oportunidades que se convertem em clientes agora estão prontos para aproveitar todos os benefícios oferecidos para eliminar os problemas descobertos por você durante o caminho percorrido no funil através do seu produto ou serviço.

Definir Processos Entre Marketing Online e Vendas

A meta de um trabalho de marketing é gerar mais oportunidades de venda. Na atividade de vendas não se pode “queimar a largada” e abordar um Lead muito cedo. Isso pode atrapalhar a relação que vem sendo construída pelo marketing e prejudicar os resultados de longo prazo. Tampouco podemos deixar escapar as oportunidades e não concretizar os esforços em vendas.

É preciso que exista critério de definição entre o marketing e vendas, definindo o que é um Lead qualificado e como trabalhar a venda com o potencial cliente depois do trabalho de marketing.

Marketing Online Para Aumentar Vendas

Promoção Avançada de Ofertas

Criação de Conteúdo Relevante Para Relacionamento com Leads

É hora de definir um novo conteúdo para ofertar. Esse material vai ser muito útil para manter quente e gerar valor no relacionamento com os Leads já gerados até então.

O processo é basicamente o mesmo que fizemos antes. A diferença está no próximo passo.

Criar Landing Page com Pagamento Social, ou seja, para que um lead tenha acesso ao seu novo material ele terá que “pagar” curtindo sua página no Facebook, ou compartilhando seu conteúdo, e essa Landing Page apontará para um formulário com essa intenção.

A grande sacada de um novo conteúdo é que, além de manter o relacionamento com os Leads atuais, conseguimos utilizá-los para alavancar o material e gerar uma quantidade muito maior de novos Leads.

Pagamento Social é uma técnica utilizada nas redes sociais com o objetivo de aumentar o alcance de uma oferta, pedindo para que o usuário compartilhe um link em troca de algum material de valor: um eBook ou um Webinar, por exemplo.

A forma mais comum é fazer com que o usuário compartilhe o link para a própria Landing Page onde ele faz o “pagamento”. porém, recomendamos que você faça com que todas as mensagens compartilhadas indiquem uma outra Landing Page, dessa vez com um formulário para geração de Lead.

Enviar Email Promocional

Como a sua base de emails já preencheu um formulário antes, não tem sentido cobrar os mesmo dados novamente. Envie para eles a Landing Page com pagamento social e use-os para atrair novos Leads.

Um email marketing com esse propósito específico deve ser bastante efetivo.

Promova Seu Conteúdo Pelo Facebook

Em média, apenas 7% das pessoas que curtem uma página visualizam os posts publicados. Isso quer dizer que a maioria das pessoas não sabe o que está sendo publicado pela sua empresa no Facebook e não tem contato algum com o seu conteúdo.

Para aumentar o alcance das publicações, o Facebook disponibiliza uma ferramenta para alavancar a publicação, um recurso pago, disponível para as Fanpages. Com esse recurso, uma atualização de status é exibida no feed de notícias de pessoas que não veriam o post organicamente.

Lembre-se de investir nisso quando soltar o material, o custo/benefício é muito benéfico.

Trabalhando dessa forma você deverá ter:

  • Funil de vendas bem definido em etapas intermediárias do processo de compra;
  • Processo ajustado de transição do Lead entre marketing e vendas;
  • Material novo no ar disponível para seus leads;
  • Email enviado para a sua base divulgando seu novo conteúdo;

Saiba que o trabalho do Marketing Online não para por aí, na verdade, aqui começa um período muito importante para estimular a retenção, aumentar a possibilidade de ser recomendado ou realizar novas vendas para o mesmo cliente.

Muito provavelmente as necessidades dos ledas não resolvidas no primeiro contato, ele terá uma nova dúvida, buscará aprender mais e com isso vai entrar novamente em um funil de vendas para um novo produto ou serviço. Então é importante pensar em conteúdos que façam seu cliente evoluir bem no funil e que estimulem programas de indicação com aqueles clientes que estão mais engajados e motivados com a sua solução.

Por enquanto é só. Fique ligados nos próximos posts que continuaremos falando sobre esse assutno.

Abraços.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/