Como Aproveitar as Oportunidades do Marketing Digital

O que você tem a oferecer? A cada dia são criados novos negócios online que utilizam fortemente o marketing digital para desenvolver seus negócios, é muitos deles no mesmo nicho que você atua, e para que você possa reter o seu cliente é preciso criar valor para ele.

Produção de Oferta (conteúdo relevante) Para Geração de Leads

Se seu negócio oferece somente ofertas diretas (produtos ou serviços), deixa apenas duas opções ao visitante: ou compra ou sai do site. Nesse caso, muito frequentemente, a maioria vai sair do site.

Oportunidades do Marketing Digital 5

Uma ótima forma de contornar isso é oferecer algum tipo de conteúdo mais rico (um eBook, webinario ou minicurso) que seus potenciais clientes julguem que valha a pena trocar por informações de contato em um formulário. Assim você tem uma isca e consegue manter o relacionamento próximo.

Baseie-se nos temas mais relevantes para seu mercado e seu negócio e que você já percebeu que são bastante procurados pelos visitantes.

Desenvolvendo Seu Marketing Digital – Criar a Oferta

Aproveite os conhecimentos que você já tem, coloque a mão na massa e deixe o material pronto. Se seu blog ou site já tem algum material interessante, você pode partir desta base e incrementar o conteúdo com mais detalhes, incluindo dados, imagens e exemplos, para oferecê-lo através da Landing Page.

Para facilitar a redação do material, monte primeiro a estrutura, organizando os tópicos e identificando o que precisa ser desenvolvido. Evite a pesquisa demasiada, muitas vezes ela só gera atrasos.

Criação de Landing Pages

Estudar e planejar os elementos da Landing Page

Uma Landing Page deve ter um único objetivo: fazer com que o usuário realize a ação desejada por você, seja baixar um material, por exemplo ou direta comprar um produto. Por isso, a única opção deve ser realizar a conversão ou sair da página.

Antes de criar uma página de conversão você precisa saber quais os itens que são indispensáveis para que ela seja eficaz. São essenciais um bom cabeçalho, um texto atraente com os principais pontos do conteúdo, um formulário bem feito, prova social para dar mais credibilidade, imagem demonstrativa e uma call-to-action (chamada para ação) eficiente.

Criar Landing Page Para Sua Oferta

Configurados o subdomínio e a oferta já feita, é hora de efetivamente criar a Landing Page no software escolhido. Usando as boas práticas aprendidas no item anterior, coloque os conhecimentos em ação e use o software que você escolheu para publicar.

As landing pages criadas aqui no Alcance Renda foram criadas com o software Squeeze WP. Muito simples e fácil de usar, possui uma versão grátis muito boa, e a versão paga com mais recursos e com valor bem acessível.

Divulgação da Landing Page

Definir formas distintas de divulgar a oferta

Só a publicação da Landing Page não gera resultados automaticamente. Você deve conseguir direcionar os potenciais clientes para lá.

É preciso definir estratégias de promoção deste conteúdo. Entre as mais comuns estão: incluir chamadas na página inicial do seu site, nas páginas mais visitadas ou conteúdos afins, indicar para os contatos atuais da empresa via e-mail marketing e redes sociais e investir em compra de mídia.

Insira Chamadas Para Ação no Seu Site

Use links e banners para levar esse visitante até a Landing Page. A página inicial do seu site (home) é provavelmente a mais visitada e, portanto, a que tem o maior potencial de direcionar visitantes e gerar conversões.

Os posts do seu blog são também uma boa porta de entrada para Leads. Coloque uma chamada para ação (Call-to-Action) em cada texto para capitalizar os acessos.

Outra boa prática é inserir chamadas nas páginas mais visitadas do seu site e que se relacionem com o conteúdo oferecido. Se aperfeiçoe em criar chamadas mais eficazes.

Promoção nas redes sociais

Se seu negócio já tem uma boa presença em redes sociais, use-as para divulgar a oferta. Algumas dicas vão ajudar:

  • Use o “Promover” no Facebook: vale a pena investir, principalmente quando o conteúdo tem mais potencial de viralização e/ou há um resultado esperado bem definido, como são as conversões de uma Landing Page.
  • Repita Tweets: como no Twitter as pessoas não conseguem acompanhar em tempo real todas as mensagens publicadas pelos perfis que seguem, vale a pena publicar tweets repetidos intercalados com novos, mas mantendo um intervalo de ao menos 20 minutos entre eles.

Oportunidades do Marketing Digital 6

Envie email para sua base

Se você já tem uma base formada de emails, envie o material para essa base.

De criação fácil e de custo baixo, o envio não só funciona bem como mecanismo de manutenção do relacionamento como também vai fazer com que as pessoas que já conhecem a sua empresa e são as mais propensas a compartilhar te ajudem a gerar novos Leads.

Desta forma, para que seja possível aproveitar melhor as oportunidades do marketing digital devemos:

  • Ter uma Landing Page pronta e testada, apta para capturar Leads.
  • Possuir um material rico pronto para ser ofertado em uma Landing Page.
  • Trabalhar a promoção dessa Landing Page para a geração do máximo de Leads.

Por enquanto é isso, fique ligado pois nos próximos artigos falaremos sobre outras atividades a serem desenvolvidas para uma estratégia de Marketing Digital de Sucesso.

Abraço e sucesso.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/