Como Começar a Trabalhar com Marketing Digital

Começar no Marketing Digital não é de fato uma tarefa das mais fáceis. Na faculdade não se aprende muito e boa parte dos livros e casos de sucesso são de empresas grandes, com práticas totalmente inaplicáveis para pequenos e médios negócios.

Por trabalhar marketing no dia a dia com seu negócio, normalmente a situação é a seguinte: uma equipe de marketing enxuta (algumas vezes o próprio empreendedor), orçamento reduzido e necessidade de ter um retorno quase garantido e mensurável em cada investimento.

Nesta série de artigos você terá acesso a uma metodologia de como trabalhar o marketing digital no seu negócio. Sempre há espaço para adaptação ou aprofundamento de negócio para negócio, mas pesquisamos uma metodologia que tem se mostrado a prova de falhas. Este passo a passo é de fato uma “receita de bolo” que funciona e traz resultados reais!

Esperamos que você aproveite!

Preparativos Para o Marketing Digital

Esteja ciente de que você terá um tempo mínimo disponível para poder tocar o projeto. Se for envolver mais de uma pessoa nas atividades, procure planejar por quanto tempo cada um trabalhará na produção de conteúdo e atualizações.

Os resultados em Marketing Digital não são mágicos. Não basta se cadastrar em um ferramenta para que os milagres aconteçam. É preciso por a mão na massa.

Primeiro Passo

Ajustes e Configuração Inicial

Criar ou Atualizar as Contas Nas Mídias Sociais

Neste momento você deve identificar quais as mídias sociais mais adequadas para seu negócio. Identifique o perfil de seus clientes e descubra onde eles estão mais presentes. Eleja no máximo duas redes sociais para começar. É melhor ter uma presença relevante em uma ou duas contas do que ativar vários perfis e abandoná-los pelo caminho. As mais indicadas costumam ser Facebook e Twitter, mas redes como Google Plus, da gigante Googlge, e LinkedIn tem mostrado grande potencial, mas isso varia de negócio para negócio.

Cadastre bons nomes de usuário que identifiquem seu negócio e o nicho em que você atua e ajuste os perfis no Facebook, Twitter e nas outras redes que você decida atuar. Lembre-se: os nomes de usuário devem ser fáceis de lembrar. Procure Manter um padrão entre eles, dependendo do nicho é possível você tenha alguma dificuldade de escolher o melhor nome, busque nomes semelhantes ou cadastre siglas (seunegociopro=profissional, seunegociocorp=corporação, seunegociogrp=grupo, etc).

Instalar Ferramenta de Análise (Google Analytics)

Acompanhar a “audiência” do site é fundamental para entender os avanços. A ferramenta mais utilizada no mercado para isso é o Google Analytics, pois é gratuita e é possível fazer um análise bem completa com suas informações.

Caso o seu site não tenha a ferramenta instalada, é importante providenciar para conseguir monitorar o tráfego para todas as páginas do seu domínio.

Criar e configurar uma Landing Page (páginas com o propósito específico de converter visitantes em Leads através de um formulário). Para ganhar agilidade e flexibilidade, recomendamos o uso de softwares específicos como o Squeeze WP, que possui uma versão gratuita, e também uma versão paga, bastante acessível e altamente recomendada que permita a construção e alteração de Landing Pages de forma rápida e sem necessidade de um profissional de desenvolvimento. Uma das coisas que são essenciais para a credibilidade na hora da conversão é ter a Landing Page no seu próprio domínio.

Integrar os Formulários a Uma Única Base

É comum que uma parte relevante das pessoas que entram em contato com seu negócio hoje não se transformem em clientes de imediato. Porém, isso não impede que essas pessoas tornem-se clientes posteriormente. É um erro bastante comum ignorar essa oportunidade de negócio e deixar de investir no relacionamento para que a venda ocorra em outro momento.

Recomendamos que todos os formulários do seu negócio estejam integrados a uma única plataforma, contendo todo o histórico de interações e opções de contato para relacionamento.

Acompanhar regularmente relatórios Com o Google Analytics instalado, recomendamos uma análise rápida diariamente. A análise diária serve principalmente para identificar possíveis grandes desvios em métricas importantes, o desempenho de novos conteúdos publicados e as recomendações de terceiros em blogs ou mídias sociais.

Tenha certeza de que acontecimentos “estranhos”, como quedas bruscas ou citações em outros sites, sejam notados rapidamente e gerem providências quase que imediatamente, corrigindo falhas ou respondendo interações de usuários.

Ou seja, para iniciar o trabalho com Marketing Digital devemos:

  • Criar uma página com nome de usuário que identifique seu negócio no Facebook;
  • Um Perfil no Twitter e/ou outras redes que forem importantes para seu negócio;
  • Google Analytics ajustado e funcionando;
  • Landing Pages para captura de leads;
  • Acompanhamento dos acontecimentos diários do site.

Por enquanto é isso, fique ligado pois nos próximos artigos falaremos sobre outras atividades a serem desenvolvidas para uma estratégia de Marketing Digital de Sucesso.

Abraços.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/