Como Criar um Blog Lucrativo – Como Gerar Conteúdo Relevante

Ao escolher Como Criar um Blog, a escolha do que falar é uma decisão essencial para o sucesso. Um dos erros mais cometidos pelas pessoas é usar um blog para falar apenas dos seus próprios produtos e serviços, tornando-o assim num simples veículo de propaganda.

As pessoas que trabalham dessa forma não percebem é que ninguém fica assistindo TV à espera dos minutos de intervalo, assim como ninguém espera trânsito com o intuito de receber panfletos. As pessoas aceitam esse tipo de propaganda porque não há outra opção.

Na Internet é diferente pois somos nós que escolhemos o que visitar. Se o conteúdo não for interessante, existem milhares de outros sites disponíveis e estão sempre a um clique de sair do seu site. Por isso, improvável que as pessoas se interessem pelo seu blog se seu conteúdo for apenas promocional.

O conteúdo do seu blog deve ser relevante para o seu público. Eles só vão acompanhar o que você escreve se isso acrescentar algum valor para o seu dia a dia.

Como Criar um Blog – Primeiro Descubra Para Quem Você Vai Escrever

O primeiro passo para definir o tema do seu blog é buscar no público alvo, nos compradores do seu produto. Muitas pessoas escrevem para si próprias, não para seu público. Ajuda muito nessa etapa a criação de “personas”, que é um personagem fictício que represente seu público alvo.

Pense em perguntas como:

  • Quem é o meu potencial cliente? O que ele faz?
  • Em produtos B2B, qual tipo de empresa que compra minha solução? E qual o cargo de quem compra?
  • Qual o nível de instrução do meu público? Quais seus problemas e obstáculos?
  • Qual o conhecimento dele sobre o meu mercado? Que tipo de coisa ele quer aprender sobre o meu nicho de atuação?
  • Quais informações ele consome e em quais veículos?
  • Quem influencia suas decisões?

Perguntas como essas ajudam a formar o personagem. Isso auxilia na hora de lançar um novo conteúdo. Antes de escrever, é só avaliar se de fato a persona se interessaria pelo assunto: essa técnica já elimina muitos dos posts promocionais ou que não tenham relação com o público.

Defina Qual o Foco do Blog

O grande segredo de um blog com resultados de Marketing e Vendas é gerar o conteúdo da forma como seu público alvo pesquisa e aprende sobre seu mercado.

É muito difícil ocupar uma posição de referência na mente do seu potencial cliente em potencial se você estiver falando de assuntos muitos variados e não convergentes.

Os benefícios de ser considerado uma autoridade e ter seu site bem posicionado só vão acontecer se você demonstrar conhecimento no mercado em que atua. Focando nos assuntos relevantes para o público o blog pode demorar um pouco mais a engrenar, mas irá atrair público qualificado nesse tema, que possuem um potencial de compra maior e sabem o que esperar de você.

Vamos Para a Prática:

Por exemplo, se sua empresa é uma rede de lojas de bicicleta, escreva comentando sobre novos lançamentos do mercado, faça guias de manutenção, dê dicas de limpeza, etc.

A abordagem educativa pode ser aplicada em diversos tipos de negócio, mas não é a única receita para produzir conteúdo relevante. Avalie o que mais faz sentido para o seu negócio. Pode ser um resumo das notícias do mercado, uma sequência de casos de sucesso, entrevistas, etc.

A regra é: seja relevante.

Crie conteúdo interessante para seu público alvo para então começar a fisgá-lo. A relevância do conteúdo é ainda mais valiosa se incluirmos as mídias sociais.

Pense em como os usuários de Facebook, Twitter, Linkedin, etc., divulgam informações e compartilham conteúdo. Você só vai aproveitar esse potencial se o seu conteúdo for interessante o suficiente para que as pessoas se sintam estimuladas a compartilhar.

A Prova de Ouro da Relevância

Há um teste simples mas eficiente para descobrir se o seu conteúdo é relevante. Antes de publicar o post, pense na seguinte pergunta:

Se o conteúdo não estivesse associado à seu negócio, seria relevante a ponto de os concorrentes e especialistas de mercado recomendarem a leitura?

Pense com a cabeça do cliente: é uma informação que vale a pena ler e passar adiante?

Se a resposta for não para as duas perguntas, não espere que isso seja feito pelos seus clientes.

Com Que Frequência Devo Atualizar e Quem Deve Escrever?

Como em qualquer coisa nessa vida, para gerar resultados com um blog é preciso comprometimento. Não adianta começar  e depois se esquecer de produzir novos conteúdos e interagir com os comentários.

É recomendável pelo menos um post por semana. Porém, algumas pesquisas já mostraram que quanto maior a frequência de postagens, maiores costumam ser os números de acesso e as oportunidades de negócio.

Preste atenção para que a quantidade não ofusque a qualidade. Não adianta escrever muito se o material não for relevante o suficiente.

Quem Deve Escrever no blog?

É interessante possuir outras pessoas escrevendo com frequência, pois é ppossível usar diferentes visões e diferentes formas de explicar uma ideia para que vários tipos de leitores se identifiquem com o blog.

Tenha um Editor

Mesmo com outras pessoas para escrever, é recomendado que se tenha um único responsável final, alguém com o papel de editor.

No início dos seus negócios digitais pode ser você mesmo, mas de acordo crescimento é interessante contratar alguém para fazer esse trabalho para que você foque em outros pontos mais importantes.

O editor deve ser o responsável pelo andamento do blog e por garantir o cumprimento do calendário de publicações, que o blog fale sempre a mesma língua. Não pega bem um autor defender uma posição e na semana seguinte outra pessoa adotar uma visão diferente.

O editor deve garantir que tudo que é publicado esteja dentro da estratégia e do foco editorial do blog.

Como Escrever Bem na Internet

Escrever na Internet é uma experiência diferente de qualquer outra publicação tradicional. Existe uma infinidade de distrações brigando pela atenção do usuário, cada vez menos paciente.

Para atender a esse novo comportamento e ser mais efetivo no marketing digital, existem técnicas específicas para esse tipo de texto.

No próximo post você verá algumas dicas práticas separadas em três categorias:

  1. Escrevendo para os internautas
  2. Escrevendo para os buscadores
  3. Garantindo a qualidade do texto

Abraços e muito sucesso.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/