Como Criar Um Blog – Segredo Para Atrair Internautas

A Escolha do Título é Mais Que Importante

Vivemos numa era de abundância de informação. Se isso é positivo por um lado, para quem trabalha na Internet há um alerta importante: a busca por atenção nunca foi tão grande.

Quando já se possui uma audiência fidelizada, o título é menos importante. Mantendo-se a qualidade dos textos e os leitores voltarão. Títulos pouco concretos podem funcionar, mesmo que não sejam muito atrativos.

Para que você saiba como criar um blog que atraia pessoas que ainda não conhecem o seu blog, provavelmente a maioria dos seus clientes em potencial, há questionamentos mesmo que inconscientes que precisam ser respondidos: com tanta informação disponível, vale a pena gastar meu tempo lendo esse artigo? O que isso tem a ver comigo? Quanto o conteúdo é relevante pra mim?

Lembre dos emails você recebe diariamente ou os links que seus amigos compartilham no Facebook ou Twitter que você simplesmente ignora.

Normalmente é apenas o título que aparece com destaque nesses canais e que serve para decidir se o artigo vai ser lido ou ignorado.

Como Cria Um Blog – Tipos de Títulos que funcionam:

⇒ Tema + Chamariz

Um dos tipos de título mais interessantes é o que destaca o tema primeiro e em seguida usa uma frase mais chamativa.

Esse tipo também ajuda muito a destacar seu conteúdo nas buscas realizadas pelas pessoas nos mecanismos de busca (buscas orgânicas), pois as palavras mais importantes do tema são apresentadas logo no começo do título e mesmo assim não deixam de ser interessantes, já que há a frase chamariz na sequência.

Exemplos:

Inbound Marketing: será que ele serve para seu negócio?

Produção de conteúdo: a melhor aposta em Marketing Digital

⇒ Perguntas e Respostas Abertas

Seu post deve ser escrito com o objetivo de mostrar algum problema e/ou a sua solução, e normalmente isso pode ser expressado com uma frase iniciada com “Como”, “Por que”, “O que”, “Quando” ou “Quem”, como nos posts abaixo:

Formatos de Títulos que Funcionam:

⇒ Listas e Números

Posts com listas são bastante efetivos. Apesar de simples, é incrível como sempre funcionam.

Números são concretos e transmitem a ideia de benefício na leitura, indicam um conteúdo dividido em tópicos e  de fácil leitura, formato atraente para os usuários de Internet.

Exemplos:

⇒ Provocador ou Controverso

Toda polêmica acaba chamando um pouco de atenção. Posts nessa linha costumam receber mais cliques. Porem, esse tipo de título exige um amplo conhecimento do tema para que você consiga sustentar seu ponto de vista e evitar a crítica de algumas pessoas. Discordar de um especialista ou de uma empresa são formas comuns de fazer isso. Provocar o próprio leitor também pode funcionar.

Ex:

⇒ Outros modelos

Nos itens anteriores você já viu algumas ideias, mas existem outros formatos que podem ser adaptados para diversos tipos de posts, por exemplo:

  • O que ( … )precisa saber sobre ( … )
  • Aprenda a ( … ) como ( … )
  • ( … ) formas de ( … )
  • Como ( … ) fez com que ( … )

Você pode pesquisar outros exemplos principalmente em capas de revistas ou sites de fofocas ou relacionamentos, que costumam usar de bons títulos para suas matérias.

Em minhas buscas pelo assunto na Internet encontrei o Rafael Albertoni Copywriter Profissional, já gerou mais de 3,5 milhões de reais de faturamento para seus clientes. Em seus conteúdos ele fala sobre Copywrite.

Acesse Agora o vídeo que explica o que é e como você pode utilizar essa técnica para criar títulos que façam com que seu conteúdo seja compartilhado, lido e comentado centenas e milhares de vezes. E caso você não tenha interesse em adquirir esse conteúdo você poderá baixar gratuitamente o Ebook 42 Fórmulas de Títulos Persuasivos Poderosos abaixo.

 

É um material grátis mas excelente, eu sempre uso para fazer a escolha dos meus títulos.

⇒ Bônus: Use Palavras Mágicas

Títulos quando acrescidos de algumas palavras “especiais”, se tornam fantásticos. Palavras que destacam o artigo e, de alguma forma, despertam desejo, expectativa ou curiosidade.

Exemplos: Grátis, incrível, perfeito, novo, melhor, completo, essencial, fácil, simples, garantida, incomum, surpreendente, ridícula, idiota, desconhecido.

Lembre também dos plurais.

Torne o Texto Escaneável

Um texto corrido com blocos de parágrafos enormes podem assustar pessoas que leem na Internet.

Quebre um texto longo e corrido em vários parágrafos.

Um ponto importante é usar bem os subtítulos, separando o texto em partes principais. Isso ajuda o leitor a perceber em que partes do seu texto estão cada informação e mostram de forma rápida o que o texto aborda.

O que também pode ajudar é usar bem o negrito e o itálico, tornando o texto mais claro. Use negrito para palavras que devem ser destacadas e que indicam mensagens importantes. Use itálico para destacar títulos de livros, publicações.

Por isso os posts do tipo Lista, 10 formas de…, 7 dicas para…, por exemplo, funcionam bem, o texto já é automaticamente mais fácil de ser lido.

Utilize imagens

As imagens possuem um estímulo visual muito maior que os textos e por isso capturam mais atenção em um primeiro momento. Na Internet é comum estar sempre com várias abas abertas e muito fácil pular de um site a outro, assim as imagens são importantes para atrair atenção nesses poucos segundos que um post tem para captar o interesse do visitante.

Também nas redes sociais um post com imagens acaba recebendo maior destaque e aumenta as chances de ser clicado.

Comece Pelo Mais Importante

É importante já começar por itens que chamem a atenção e apresentem a posição do seu negócio.

Toda frase têm dois objetivos: transmitir a ideia do autor e garantir que a próxima frase seja lida.

Por enquanto é isso.

Fique ligado nos próximos posts onde continuarei falando sobre como otimizar o seu blog.

Abraço e suceso.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/