Como Fazer Um Artigo: 6 Dicas que Fazem Toda Diferença

O que é mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco.

Júlio Dantas

Não é fácil prever se um determinado conteúdo será ou não um sucesso. Muitas vezes após terminar algum artigo temos a impressão de ter escrito uma obra prima do conteúdo, mas quando publicamos mal recebemos visitas.

O contrário também acontece, as vezes escrevemos algo que só publicamos realmente por que não foi possível fazer algo melhor no momento, e o post é um sucesso de audiência, compartilhamentos e curtidas.

Apesar dessa relativa incerteza, é possível descobrir a predominância de algumas técnicas nos posts que fazem mais sucesso. Neste artigo não vou falar sobre SEO, que apesar de fundamental não terá muita relevância se seu artigo não tiver um conteúdo interessante para as pessoas que vão lê-lo.

É preciso buscar seu lugar nos mecanismos de busca por um caminho que não é muito fácil, mas também nem um pouco impossível: com estudo, criatividade e o uso de técnicas precisas de como criar um artigo.

 

Como Fazer Um Artigo – 6 Dicas Que Fazem Toda Diferença

 

1. Deixe o texto repousar por uma noite pelo menos.

As vezes quando terminamos um artigo ficamos com uma certa empolgação por achar que escrevemos uma obra prima, e só após a publicação vemos que não era bem o que pensávamos.

Deixar o texto repousar por uma noite pode fazer com que identifiquemos alguns erros escondidos pela empolgação do dia anterior. E muitas vezes surgem novas ideias, pois o assunto fica circulando em nossa mente gerando novos pensamentos.

pode valer a pena se programar para sobrar esse tempo.

2. Conheça o seu público.

É talvez a dica mais básica mas que muitos blogueiros não lembram na hora de criar conteúdo para seu site.

Dedicar-se a conhecer seu público, conhecer quem são, de onde vem, o que procuram. Isso pode gerar ideias do que criar, o se é ou não relevante para seu público de forma muito mais fácil. Escreva sobre assuntos que seus leitores estão interessados.

Pode inclusive ajudar a definir a linguagem do seu blog, ficará mais fácil atrair a audiência se você utilizar a mesma linguagem do seu público.

3. Dedique um tempo especial ao título

O título costuma ser o grande responsável por alguém ler o seu texto. Num mundo onde somos fuzilados a todo momento por informações, é normalmente através do título que alguém se interessa, clica e lê o seu post.

Por isso, invista um pouco mais de tempo, pesquise opções e crie algo que gere interesse nas pessoas.

4. Utilize textos curtos

Diferente de livros, revistas e jornais, os textos para blogs devem ter parágrafos curtos e objetivos, e deve chamar a atenção do seu leitor logo de cara para que ele não desista de ler logo de início.

Ajude seu leitor usando tópicos e subtítulos, que além de orientar a leitura a tornam mais prazerosa. É fundamental separar o seu texto em partes principais.

5. Faça uma pergunta.

Ao escrever você estará interagindo com as pessoas. Ao fazer uma pergunta você estará incentivando os leitores a participarem e mostra também que você não está interessado somente em falar, mas também em ouvir. Isto cria um bom vínculo entre você e quem lê.

6. Peça o que você quer

Se você deseja que as pessoas comentem, curtam e compartilhem seu artigo, peça por isso.

É claro que seu conteúdo deve realmente ser atrativo para que isso aconteça, mas se seu post tem realmente qualidade, as pessoas podem se render ao seu pedido e desta forma melhorar os seus resultado.

E aí, você acredita que essas dicas podem fazer diferença?

Se você leu até aqui e gostou desse post, deixe um comentário e compartilhe com seus amigos.

Um abraço e até a próxima.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/

  • Dicas bacanas Fábio… Realmente se aplicadas vão aumentar e muito a leitura de nossos artigos. Grande abraço e continue compartilhado conteúdo.

    • gfmafiliado

      Obrigado Alessandro! Continuarei sempre buscando e compartilhando novos conteúdos.

      Abraço.