Como Lidar Com Críticas – 13 Dicas Essenciais

Você já deve ter sentido a angustia se ter sido criticado, após ter se dedicado a fazer um trabalho com a certeza de que todos iriam lhe aplaudir e elogiar seu trabalho. Se isso ainda não aconteceu com você é apenas uma questão de tempo, e saber como lidar com críticas vai diferenciar você da maioria.

Seus clientes insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado.

Bill Gates

Ao desenvolver qualquer trabalho de alcance público, é inevitável que surjam críticas. Apesar das críticas darem a você a chance de corrigir determinados problemas, ninguém gosta de ser criticado.

Das competências que devemos desenvolver para nos tornarmos cada vez mais fortes diante da vida, suportar a pressão de saber como lidar com críticas, tem um lugar de destaque.

Críticas Construtivas e Destrutivas

As crítica se dividem em dois grande grupos: Construtivas e Destrutivas

Críticas Construtivas tem a finalidade de contribuir com o nosso aperfeiçoamento, de aumentar nossas forças e diminuir nossas fraquezas. Na crítica construtiva as pessoas irão lhe apontar uma fraqueza, ou uma força que deveria ser melhor explorada, sempre com a intenção de lhe mostrar algum ponto que pode ser melhorado, o que deve ser considerado um favor.

Críticas Destrutivas tem por finalidade atacar, ferir, desestruturar. São utilizadas por pessoas que se opõem a você ou ao seu trabalho e buscam sempre impedir o seu processo natural de evolução.

Qualquer que seja a intenção da crítica, construtiva ou destrutiva, ouça atentamente. Com a intenção de ajudá-lo ou mesmo magoá-lo, a crítica pode estar dizendo-lhe uma verdade, mesmos seus oponentes podem ser pessoas inteligentes que no intuito de causar-lhe algum mau podem ajudá-lo a melhorar.

Procure dar o melhor valor possível as críticas, independente da intenção de quem a realizou é você que lhe dará o devido valor. Escolha ver de um ponto de vista positivo, é muito mais produtivo.

13 Dicas de Como Lidar Com Criticas

1. Não fique na defensiva

Essa é talvez seja a dica mas difícil. Nós seres humanos, ainda estamos em processo evolutivo, e muitos dos nossos instintos ainda estão muito ativos em nós. Ao receber uma crítica temos o instinto de nos defender, mas como somos “civilizados” nos defendemos com as palavras. Por isso conseguir não ficar na defensiva após uma crítica lhe fará um ser mais evoluído na escala evolutiva, e lhe ajudará a agir de forma mais assertiva.

2. Ouça com a mente aberta

Não julgue previamente, ouça atentamente o que a pessoa tem a dizer. Independente da forma utilizada, seja por escrito ou pessoalmente, analise sem questionar a validade do que lhe é dito. Antes de dizer qualquer coisa, procure processar o que a pessoas está lhe dizendo, e tenha certeza de ter entendido exatamente o que lhe foi dito.

3. Reflita sobre a crítica

Reserve um tempo para analisar e pensar sobre o assunto, veja se realmente tem fundamento ou se é um crítica injusta. Essa reflexão será fundamental para que você saiba como irá reagir daqui por diante.

4. Considere a fonte

Como seu conteúdo é de exposição pública qualquer um terá a chance de te criticar. Muitas vezes as pessoas que nos criticam não tem noção do que estão falando, e saber separar as criticas verdadeiras de críticas gratuitas que só tem o intuito de te atacar, evitará que você se sinta um saco de pancadas.

5. Caso tenha dúvida, questione repetindo o problema

Depois de ter tomado ciência da crítica, repita o que o consumidor lhe disse, com outras palavras se achar mais adequado. Ele possivelmente irá corrigir alguns pontos se você não entendeu exatamente o que ele quis dizer, o que é importante para ter certeza que você entendeu o problema.

6. Reconheça os erros

Muitas críticas, mesmo que aparentemente infundadas, podem conter pontos a serem corrigidos. Seja capaz de admitir os defeitos e continue evoluindo sempre.

7. Busque entender o ponto de vista da outra pessoa

Tente se colocar no lugar da pessoa para entender o motivo da crítica. É possível que uma das partes não tenha notando a situação por completo, e que uma das duas precise entender melhor para aceitá-la ou rejeitá-la.

8. Use exemplos

Algumas críticas surgem porque a pessoa não entendeu realmente o que lhe foi apresentado. O uso de exemplos demonstrando como as coisas aconteceriam numa situação real, aumentam as chances de que ela entenda seu ponto de vista.

9. Agradeça e seja grato

Ser grato por uma crítica parece difícil, mas veja bem, caso a crítica faça sentido você estará recebendo uma lição gratuita, e ao agradecer você terá a chance de eliminar toda a raiva e tristeza pela crítica.

10. Aprenda com isso

Se você percebeu que a crítica foi realmente justa, não se lamente, aceite e aprenda com seu erro.

11. Pergunte o que pode fazer para melhorar

Qualquer um pode olhar para uma obra prima e dizer que pode melhorar. Mas como? Onde? Aproveite um ponto de vista diferente do seu e pergunte como você deve melhorar, aproveite o conhecimento dos outros para aprender novas lições.

12. Não tente ser dono da razão

Independente da crítica ser injusta ou não, é preciso entender que as pessoas pensam de formas diferentes. Não tente ser o dono da verdade, simplesmente dê sua opinião e pronto.

13. Faz sentido? Aceite e mude

Muito provavelmente a maioria das críticas que você recebeu ou receberá não irão fazer sentido. Os motivos podem ser divergências de ponto de vista ou mesmo falta de conhecimento, porém podem surgir algumas poucas que valerão a pena ser trabalhadas. Aceite as boas críticas e tire proveito delas, faz parte da evolução.

Entenda que todo negócio de sucesso é fruto de uma evolução contínua, e em toda história de sucesso existem muitos obstáculos no caminho. Esses obstáculos, para a maioria, parecem intransponíveis e essas pessoas vão ficando pelo caminho e retornando para as suas vidas comuns, sem grandes desafios, e com grandes chances de perceberem somente quando é tarde demais quão frustrantes foram suas vidas.

Somente uma pequena parte das pessoas segue em frente, a caminho de uma vida plena de significado e felicidade.

Saiba que se você acha que um problema é muito grande para você resolver, é somente porque você ainda não tem as competências necessárias para isso. Busque aprender, evoluir, conhecer as ferramentas, e você verá que qualquer obstáculo pode ser superado.

Será que você consegue? Eu sei que sim.

E aí, você acredita que essas dicas podem fazer diferença? Deixe um comentário para que possamos saber sua opinião, e produzir mais conteúdo relevante pra você.

Se você leu até aqui deve ter gostado desse post. Então compartilhe com seus amigos para que eles também usufruam desse conteúdo.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

 

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/