Descubra o Marketing Que Funciona na Internet

Mesmo hoje, com a propagação cada vez maior de técnicas e ferramentas de marketing digital, com as quais é possível fazer ofertas acertadas para quem realmente deseja adquirir os produtos ofertados, a maioria dos profissionais envolvidos nas campanhas de marketing ainda caem no erro de utilizar as mesmas técnicas do marketing convencional afim de aumentar as vendas e resultados.

Mas por que será que eles não funcionam? O que será que está sendo feito de errado? Será que você está cometendo esses erros?

Continue lendo este artigo e descubra porque o marketing tradicional não funciona no mundo digital, e o como você deve trabalhar o marketing digital para seu negócio.

 Marketing-Que-Funciona

 

A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho.

Peter Drucker

O Que é Marketing?

No site significados.com.br, que é um repositório de significado de vários termos, para o termo Marketing são encontradas várias definições possíveis. Vejas alguns exemplos:

O marketing é uma filosofia: uma postura mental, uma atitude, uma forma de conceber as relações de troca. É também uma técnica: um modo específico de executar uma relação de troca (ou seja, identificar, criar, desenvolver e servir a procura). O marketing pretende maximizar o consumo, a satisfação do consumidor, a escolha e a qualidade de vida.

Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

Na Wikipédia temos mais alguns significados para Marketing:

O marketing de hoje deve ser entendido como uma forma de entender o cliente e satisfazer as suas necessidades e desejos. É o processo pelo qual as empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar o seu valor de volta. ( KOTLER & ARMSTRONG, 2007: 4).

São as actividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando a benefícios específicos.

Utilizando poucas palavras podemos dizer que Marketing é o estudo das trocas que se realizam no mercado com o objetivo de obter e manter clientes.

Marketing Tradicional X Marketing Digital

No marketing “tradicional”, são utilizadas ferramentas para trabalhar nos meios tradicionais de comunicação de massa:

  • Outdoors
  • Revistas
  • Jornais
  • Televisão
  • Rádio

Esse meios normalmente tem grande audiência, mas como não é possível medir de forma efetiva o alcance das campanhas, a estratégia normalmente é veicular o máximo possível para alcançar o máximo de pessoas. Essa estratégia porém tende a tornar os custos elevados.

Essa estratégia pode inviabilizar determinadas campanhas para pequenas empresas devido aos altos custos, cujos pequenos orçamentos não trariam qualquer resultado.

Esse tipo de abordagem deu muito certo por um bom tempo, mas sua forma intrusiva que interrompe os programas para que as propagandas sejam apresentadas, quase não tem eficácia no mercado digital.

Nas mídias tradicionais o consumidor não tem o poder de escolha sobre se quer ou não ver a propaganda, pois se fosse possível escolher a maioria optaria por não ver. E é isso que vem ocorrendo com o marketing na Internet.

Na Internet o poder é do consumidor, é ele quem decide o que, quando e como consumir o conteúdo. Isso torna muito mais difícil uma determinada marca chamar sua atenção pela interrupção, o que torna mais caro e menos efetivo o uso da propaganda tradicional.

Na Internet é preciso criar conteúdo relevante, e esse conteúdo é o que gera atração, é ele que vai chamar a atenção do consumidor para seu produto ou serviço, e dentro desse conteúdo você terá a chance de oferecer algo.

Se o seu site somente tenta empurrar vendas para o visitante, com apenas um clique é possível que ele vá para outro lugar abandonando o seu “conteúdo”.

Além disso, o comprador moderno busca por um produto ou serviço do seu jeito. Com o advento dos motores de busca como o Google e das redes sociais, fica muito mais fácil fazer uma pesquisa prévia do que se deseja comprar. Informações como preço, características, vantagens e desvantagens estão disponíveis em sites especializados e grupos diversos nas redes sociais.

Marketing-Que-Funciona-1

Quais as Vantagens do Marketing Digital

Com as atuais ferramentas do marketing digital, as pequenas empresas tem a chance de competir com grandes marcas, pois com o advento das mídias digitais quem manda não é o dinheiro e sim o conteúdo, e se uma marca menos tradicional tem um conteúdo de qualidade superior a das grandes marcas, tem melhores chances de atrair clientes.

Outra vantagem para as empresas é a de que ficou muito mais fácil mensurar a efetividade de suas campanhas. No marketing digital existe muita informação,  e diferente do marketing tradicional, praticamente todas são possíveis de ser mensuradas.

Essas informações geram métricas que são estudadas para aprimorar as campanhas vigentes ou servir de base para novas. Isso é uma ótima solução para os executivos das empresas que há tempos vem reclamando dos seus departamentos de marketing que pediam mais recursos para suas campanhas, mas não tinham como comprovar seus resultados.

Em seu artigo Marketing is Dead, Bill Lee, presidente da Lee Consulting Group, publicado site da Harvard Business Review, fala que 73% dos executivos não confiam na capacidade dos seus gerentes de marketing de gerar negócios suficientes, 72% estão cansados dos pedidos de mais recursos sem uma explicação convincente de como isso vai gerar negócios, e 77% não aguentam mais toda a conversa de valor da marca, que não pode ser ligado a aumento do capital, ou outra métrica financeira.

O mais importante é que com a capacidade de se mensurar proporcionada por essas mídias, todo mundo ganha. Pessoas estão cada vez mais recebendo informações que são realmente relevantes para elas, e as empresas também só gastam seus recursos ofertando e desenvolvendo produtos e serviços relevantes para cada público, gerando uma otimização tanto dos recursos, como da comunicação para ambos os lados.

O “Novo Marketing”

Um novo modelo de marketing já está em curso, o marketing com suas bases é o mesmo, mas sua forma atuação vem sofrendo mudanças profundas, rápidas e muito frequentes. A evolução é uma constante no universo e para o marketing não é diferente. Devemos estar abertos e ligados para poder aprender e aproveitar ao máximo as novas ferramentas para que possamos gerar o máximo de valor possível para nossos clientes, ajudando a resolver seus problemas da melhor forma e como consequência sermos bem remunerados por isso.

Com o marketing digital, todos os dias surgem novos negócios que por menores que sejam tem condições de competir de igual para igual com concorrentes já tradicionais. Quem sabe você mesmo não possa criar um?

Se você gostou desse artigo deixe um comentário para que possamos saber sua opinião, e produzir mais conteúdo relevante pra você.

Compartilhe com seus amigos para que eles também usufruam desse conteúdo, é só um clique.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me questionando qual o curso que eu recomendo atualmente para quem quer começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/