É Essencial a Otimização Para o SEO Marketing

Entenda Como Funciona o Google e o SEO Marketing.

Todos os dias há uma grande quantidade de buscas no Google por termos relacionados ao seu negócio e só quem está nas primeiras posições da página de resultados é que consegue aproveitar o potencial da ferramenta. Esse comportamento nos leva a aproveitar a oportunidade de utilizar o SEO Marketing.

Otimização SEO Marketing 2

Pesquisa de Palavras-Chave Para o SEO Marketing.

Conhecer melhor o funcionamento das ferramentas de busca é o primeiro passo antes de começar a agir na busca pelo topo.

Gere uma lista de palavras-chave

Em uma estratégia para as ferramentas de busca é essencial identificar e escolher o melhor conjunto de palavras-chave para que você consiga direcionar seus esforços.

Monte uma lista de termos interessantes para sua empresa e identifique o volume de buscas mensais, a concorrência pelo termo e o ranking atual do seu site para ter um bom diagnóstico do valor e situação atual de cada palavra chave.

Utilizando o Planejador de Palavras Chave do Google, KeywordPlanner, é possível identificar uma série de sugestões, sinônimos e palavras relacionadas a partir de uma lista inicial de termos ou de palavras mais utilizados por sites do seu mercado. É um ótimo ponto de partida.

Existem ótimas ferramentas que também desempenham o papel de identificar as palavras chave, mas o planejador do Google já é mais que suficiente para quem está iniciando.

Identifique Possíveis Melhorias Nas Páginas Principais

Com a lista de palavras-chave e o ranking atual do site para cada termo, conseguimos identificar alguns casos em que a página já está rankeada um pouco melhor, mesmo ainda sem nenhuma otimização.

Nesses casos, vale investir em uma otimização rápida on-page para ganhar resultados a curto prazo. É recomendável escolher por quais termos algumas páginas importantes do site (como a Home) vão disputar e fazer os ajustes necessários.

Otimização SEO Marketing 1

Direcionando Tráfego Qualificado Para o Site

Entender o Papel e as Opções de Mídia Para Seu Negócio.

O crescimento orgânico (sem investimento em mídia paga) existe e funciona no marketing digital utilizando as técnicas do SEO Marketing. Mas leva tempo para tornar-se realmente relevante. A compra de mídia é uma excelente forma de acelerar os resultados de curto prazo e dar um pouco mais de alavancagem para o crescimento orgânico.

Duas das mais importantes opções de compra de mídia são o Google AdWords e o Facebook Ads. Enquanto a primeira é excelente para captar demanda já existente, pois os usuários estão efetivamente buscando por aquele assunto, a mídia do Facebook é muito boa para gerar demanda em usuários que estão em um estágio mais inicial de compra, criando um vínculo para ser trabalhado em longo prazo. Na prática, as duas atuam de maneira complementar.

Criar uma campanha no Google Adwords

Com a lista de palavras-chave já criada, selecione os termos que tenham relação com a oferta da sua Landing Page criada anteriormente. Se você não conseguiu separar pelo menos umas 20 palavras relacionadas ao seu conteúdo rico, esta é uma boa hora para aumentar a planilha com novas ideias. Se for preciso, utilize novamente o Google Keyword Tool.

O próximo passo é criar grupos de palavras com três ou quatro termos semelhantes e, a partir deles, criar anúncios diferentes que reflitam o mais próximo possível o que o usuário digitaria no Google ao buscar sobre aquela palavra-chave.

Crie pelo menos dois anúncios para cada grupo, pois assim será possível comparar e saber o porquê de uma determinada palavra-chave não apresentar bom desempenho.

Após criar os anúncios, você deve configurar as condições de pagamento e criar e ajustar as configurações iniciais da campanha, além de integrar as contas do Google Analytics e do Google AdWords.

ATENÇÃO: Tanto o Google como o Facebook são altamente preocupados com a experiência dos seus usuário ao utilizar suas ferramentas, e pensando numa estratégia de longo prazo você também deve ser. Portanto, é essencial que você conheça e respeite as políticas de ambas as empresas, caso contrário você terá muita dificuldade em fazer uso dessas poderosas ferramentas.

Desta forma, buscando otimizar o seu SEO Marketing e trazer tráfego qualificado para seu site você deverá:

  • Criar uma lista com o máximo de palavras chave, pelo menos 60;
  • Páginas principais já otimizadas para algum termo importante para seu negócio;
  • Criar uma campanha de AdWords ou Facebook Ads.

Bem pessoal, por enquanto é isso, fique ligado pois nos próximos artigos falaremos sobre outras atividades a serem desenvolvidas para uma estratégia de Marketing Digital de Sucesso.

Abraços.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/