Email Marketing – A Melhor Estratégia do Marketing Digital

Como uma ferramenta tão antiga e que foi mal utilizada durante muito tempo pode ser a base das estratégias de marketing digital dos principais especialista do mercado? Como algo tão simples pode superar a interatividade das redes sociais?

Apesar da velocidade das mudanças no mundo atual sabemos que o que é fundamental permanece, e apesar da explosão das redes sociais, o email ainda é amplamente utilizado em todo o mundo como forma das pessoas se comunicarem.

Nesse contexto campanhas de email marketing são fundamentais para compor as estratégias de marketing digital e gerar resultados extraordinários para todos os tipos de profissionais e empresas.

Email Marketing – Superando Preconceitos

O email é talvez o meio de comunicação mais antigo da internet, e foi umas das primeiras formas de se utilizar a internet para o marketing e as vendas.

O mundo atual vem mudando muito rápido, meios de comunicação que há pouco tempo dominavam a comunicação entre as pessoas hoje já nem existem mais, e talvez seja difícil de encontra-los mesmo em museus.

Cartas, telegramas, telex, bip, fax, eram meios que há pouco tempo fazia parte do dia a dia de empresas e os profissionais que os utilizavam como hoje em dia se usa o whatsapp por exemplo. Mas tudo vem mudando tão rapidamente que se você nasceu a partir da década de 90 você nunca viu nem ouviu falar de muitos deles.

Email-Marketing-A-Melhor-Estratégia-do-Marketing-Digital

No meio digital, as coisas vem acontecendo tão rapidamente que muitas tecnologias nascem e morrem tão rápido que nem chegamos a conhecer. Muitos dos atuais usuários do facebook não conheceram o Orkut, que não faz muito tempo, era a principal rede social dos brasileiros e hoje nem existe mais.

Nesse cenário de grandes e rápidas mudanças, as redes sociais são cada vez mais populares e crescem muito e rapidamente. Textos, imagens, vídeos, áudios podem ser compartilhados online com muita facilidade, e essa facilidade é um grande diferencial das redes sociais.

Com o advento das redes sociais e toda a sua interatividade muita gente não acredita no uso do email marketing como estratégia de marketing digital. É compreensível questionar como um meio de comunicação tão antigo para os padrões da internet pode ainda ter espaço dentro de uma estratégia de marketing digital? Como uma forma tão simples de comunicação pode superar em qualquer aspecto as redes sociais?

Perguntas como estas podem expor a descrença de parte das pessoas que trabalham com marketing digital com relação à importância do email marketing, e neste post eu pesquisei alguns grandes especialistas e mostrarei as principais vantagens do email marketing como parte fundamental da comunicação e efetividade de vendas com seus clientes.

O email marketing é meio queimado devido ao mal uso que se fez dessa ferramenta no seu início como ferramenta de marketing e vendas, pessoas passaram a utilizar spam e enviar dezenas de mensagens para pessoas. Enviavam uma quantidade enorme de mensagens, conteúdos impróprios e não solicitados sobrecarregando as caixas de entrada.

Esse tipo de estratégia pode explicar porque muitas vezes uma estratégia de email marketing não atinge os resultados esperados. Com certeza não é o meio que está sendo utilizado, neste caso o email, mas sim devido ao mal uso da ferramenta. Muitas redes sociais já vêm sofrendo com o uso equivocado de técnicas que acabam queimando um instrumento genial de se comunicar com as pessoas, clientes e possíveis clientes. Uma boa ferramenta só não funciona se for utilizada de forma incorreta.

Mais importante que o mecanismo utilizado na comunicação, seja a comunicação pessoal ou dentro de uma estratégia de marketing digital, é a relevância de seu conteúdo. A mais deslumbrante ferramenta de comunicação não terá efeito nenhum, ou mesmo um efeito negativo, se o destinatário da mensagem não tiver interesse nenhum em seu conteúdo.

Na era da informação, onde somos bombardeados de todos os lados com informações de todos os tipos, a preocupação com a relevância é fundamental para uma comunicação verdadeira, duradoura e efetiva com seu público.

O compromisso de entregar conteúdo de qualidade ao seu público dever ser prioritário. Quando investimos tempo cirando conteúdo para um público, devemos ter o cuidado de criar um conteúdo que gere alguma transformação, que leve a pessoa um passo adiante de onde ela estava antes de ler o texto, ver o vídeo ou escutar o seu áudio.

A atenção deve ser focada na relevância do conteúdo, na transformação que será gerada, e não na quantidade de informação.

Por Que o Email Marketing é Tão Especial?

É bem possível que você tenha várias contas cadastradas em vários locais na internet: facebook, Google+, twitter, LinkedIN, Instagram, Pinterest, YouTube, Vimeo, WhatsApp, Periscope, Snapchat, Spotify, iTunnes, Music Cloud, Skype, flickr, blogger, dentre algumas outras centenas de contas que talvez façam parte de sua gama de acessos a recursos no mundo digital.

No entanto o email é recurso mais simples e fundamental que uma pessoa pode ter na internet, ele é como se fosse o CPF da internet. Por mais que você possa ter várias contas de email, tem aquele email principal que você utiliza para os assuntos mais importantes e pessoais.

Todo mundo tem email, mas nem todo mundo tem facebook. Quando você está navegando na internet você é bombardeado com vários inputs, anúncios e informações de seu interesse durante a navegação, e eventualmente surgem assuntos de seu interesse que você pode acessar para mais informações.

Praticamente todas as páginas que você navega existe um lugar para você cadastrar seu email para receber mais informações sobre o conteúdo site que você se interessou, e frequentemente quando o assunto realmente nos interessa cadastramos nosso email.

Ao cadastrar seu email você entrará numa lista que passará a receber informações que o dono da lista deseja transmitir.

Comunicar-se com a lista é relativamente simples, independente do número de pessoas cadastradas na lista é possível formatar uma única mensagem e enviar para todos ao mesmo tempo, pois todos tem o mesmo interesse em comum e por isso podem receber a mesma mensagem.

Mesmo assim é possível fazer segmentações dentro da sua lista e ser mais pessoal. Você pode enviar uma mensagem para que as pessoas se manifestem se gostam de um determinado assunto e pedir que realizem uma determinada ação para confirmar se sim ou se não.

Essa ação gera novas listas dentro de sua lista principal, onde você poderá se comunicar com as pessoas que manifestaram que gostam ou não gostam de determinado assunto, enviando uma mensagem mais direta e assertiva.

Por exemplo, você tem um site sobre psicologia e as pessoas se cadastram na sua lista para receber mais conteúdo seu sobre psicologia. Você poderá enviar uma mensagem perguntando aos leads de sua lista se eles se interessam sobre psicologia positiva, e os que se manifestarem positivamente serão segmentados em uma nova lista dentro da lista principal.

Dessa forma você poderá enviar conteúdo específico sobre psicologia positiva para essa lista secundária e consequentemente terá uma efetividade maior para produtos sobre psicologia positiva.

Existem vários formatos que podem ser utilizados para se comunicar com sua lista de emails: texto simples, newsletter, texto com imagens, mensagens mais longas, mensagens curtas, chamadas para ação e muitas outras, tudo irá depender do objetivo que você deseja alcançar com a mensagem.

É possível ser mais impessoal com uma newsletter com os principais assuntos da semana, ou você pode ter uma comunicação direta com a pessoa com uma mensagem de texto falando de um assunto específico de interesse do seu cliente.

A lista de email é uma ferramenta independente da plataforma. Com assim?  Se você abre uma conta no facebook e começa a trabalhar nela, gera conteúdo, investe em publicidade e consegue angariar milhares de seguidores, muito bom. Mas eu te pergunto, essa lista de seguidores é sua ou do fecebook? Se o facebook mudar sua política, seu formato de seguidores e curtidas ou mesmo fechar, como fica seu negócio?

O facebook é só um exemplo, mas isso pode acontecer com qualquer rede social. Você acha difícil acontecer? Como eu falei anteriormente, há pouco tempo o Orkut dominava as redes sociais e hoje ele nem existe mais. Pessoas que tinham negócios baseada nas listas de amigos do Orkut não conseguiram traze-los para o facebook ou qualquer outra rede. Tiveram que começar do zero e é muito provável que muitos ficaram pelo caminho.

Com a lista de email isso não acontece. A sua lista de email é sua propriedade, é um ativo seu e de muito valor. Por mais que você precise de uma plataforma de email marketing para trabalhar a sua lista, você pode mudar de uma para outra sem maiores problemas, basta exportar sua lista de email e pronto.

A sua lista de email é um importante ativo para seu negócio, seja digital ou não, são seus seguidores, são pessoas interessadas no seu conteúdo, são pessoas com interesse em comum, são possíveis compradores para seus produtos, e ninguém pode tirá-la de você.

Boas Práticas na Estratégia de Email Marketing

O email ainda é a forma mais direta de falar com seu público. Nas redes sociais existem muitas distrações, muitas pessoas interagindo ao mesmo tempo, imagens, vídeos, sons e anúncios invasivos que podem dispersar a atenção dos usuários prejudicando a mensagem que você deseja transmitir para seu cliente.

Com o email, no entanto, isso acontece de forma diferente. Quando alguém abre um email ele dá atenção exclusiva, mesmo que por alguns instantes, e essa atenção faz muita diferença. Ao receber essa atenção você terá a chance de captura-la e fidelizar seu cliente.

Por isso é importantíssimo que sua mensagem tenha qualidade e relevância. A concorrência com outros meios é gigante, é preciso gerar valor, entregar-se ao seu cliente e aproveite essa chance para mostrar-lhe o significado que você pode agregar a sua vida.

Outra grande vantagem do email é sua relação direta e pessoal. Nas redes sociais a comunicação é muito impessoal, uma mensagem é enviada para todos, não é algo direcionado unicamente a uma pessoa, todos podem ver e as pessoas tem consciência disso.

No email marketing, por mais que você possa enviar uma mensagem para todos os membros de sua lista ao mesmo tempo, o tom da mensagem é pessoal, você pode falar diretamente para seu público como se estivesse conversando pessoalmente, cara a cara com cada indivíduo, e isso acontecer porque é ele e você interagindo naquele momento.

Por mais que outras pessoas tenham recebido a mesma mensagem, todos não estarão interagindo ao mesmo tempo, e caso alguém queira fazer um comentário, tirar uma dúvida ou dar uma opinião ele fará isso diretamente com você, é uma relação pessoal, direta e muito poderosa.

E finalmente você terá no final da mensagem a sua assinatura mostrando um contato pessoal e direto com o seu cliente.

Utilize as ferramentas disponíveis para você, não tenha preconceitos, busque as vantagens de utiliza-las na sua estratégia, pois tudo que é realmente relevante irá manifestar-se.

Grande abraço e evolução sempre.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/