Ganhe Dinheiro na Internet – Invista Já nos Relacionamentos

Relacionar-se

Uma vez que você já tenha realizado estratégias de oferta + promoção + Landing Page e, em consequência, já tenha uma base de Leads considerável, está na hora de gerenciar esses contatos e investir no relacionamento com os potenciais clientes para “esquentá-los” e aproximá-los da compra e fazer com que você Ganhe Dinheiro na Internet. Se ainda não leu o artigo anterior clique aqui.

Neste artigo você verá a enorme importância das mídias para todos os tipos de negócios e porque você deve investir no relacionamento com seus potenciais clientes.

Vemos três grandes formas de se manter próximos e ter um bom relacionamento com o potencial cliente:

  • Email Marketing
  • Mídias Sociais
  • Nutrição de Leads

Email Marketing

Mesmo que as interações nas redes sociais tenham se popularizado, o e-mail continua sendo a principal ferramenta de comunicação negocial, seja internamente ou externamente. E isso vale tanto para empresas B2B como B2C.

Via e-mail o contato é mais próximo e, ao abrir a sua mensagem, o destinatário tem sua atenção voltada exclusivamente para ela, o que dificilmente acontece nas redes sociais, com uma infinidade de outras distrações chamando atenção.

Um dos tipos mais comuns de E-mail Marketing para relacionamento são as newsletters, que consistem no envio de, em uma mesma mensagem, conteúdo com notícias, artigos e novidades de seu negócio e do mercado.

O problema é justamente o grande número de opções que oferece e assim, sem muito foco, a taxa de cliques acaba sendo um pouco mais baixa que outros formatos de e-mail.

A vantagem é ser algo atrativo para toda a base, já que permite conciliar os vários interesses e momentos de compra. Além disso, é algo produzido com materiais já prontos, o que diminui o custo de produção.

É recomendado o envio uma vez por mês ou, dependendo da quantidade de conteúdo que sua empresa produz, uma vez a cada 15 dias.
Os e-mails promocionais, por sua vez, são específicos sobre uma oferta. Esse tipo de e-mail tende a ter muito mais cliques, pois é mais focado, mas só funciona bem quando a pessoa que o recebe de certa forma já espera por ele.

Ofertas de Topo de Funil, como novos e-Books, podem ser atrativas para todos. Já as ofertas para quem está mais à frente no processo de compra, como estudos de caso ou testes gratuitos, só funcionarão se o Lead estiver nessa fase. Nesse caso, a segmentação da lista em diferentes momentos de compra e grupos de interesse é essencial para obter bons resultados e não depreciar a base.

Mídias Sociais – Ganhe Dinheiro na Internet

Há algum tempo atrás, para se comunicar com os clientes, as marcas precisavam “alugar audiência”, investindo na mídia tradicional. Hoje, é possível construir audiência própria, estabelecendo um canal de relacionamento direto com o cliente por meio das mídias sociais.

Essa é inclusive uma possível barreira contra a entrada de novos competidores. Uma audiência fiel é algo que leva tempo e seus competidores não vão conseguir criar algo semelhante do dia para a noite.

O primeiro passo para conquistar bons resultados em mídias sociais, é saber escolher os canais mais indicados para sua empresa e isso varia de acordo com o público que você pretende alcançar.

A principal sacada é estar onde está mais presente seu público-alvo ideal. Não se deixe guiar pela rede do momento e procure, ao invés disso, manter um contato próximo com o seu alvo.

Converse com alguns de seus clientes, atuais ou potenciais, e tente descobrir o que eles estão usando de fato em seu dia a dia.

Independente disso, inicialmente, vamos passar um resumo das características das principais redes para permitir que você possa avaliar qual se adequa mais ao perfil do seu negócio e ao do seu público alvo. Conheça as particularidades de cada uma para ajudar na sua decisão:

Facebook:

É a rede social em número de usuários ativos no Brasil e no mundo e não só tem mais usuários como também o tempo que esses usuários gastam ali impressiona. Por isso é uma opção indicada para todos os tipos de negócio, mesmo os B2B. Mas é necessário criar páginas para utiliza-la de modo mais eficiente, não perfis.

Twitter:

Uma das principais fontes de tráfego e Leads, é um canal simplificado de interação, feedback e atendimento ao consumidor. O compartilhamento de links também é o que acontece com maior frequência por lá. Se o seu público é um grande consumidor de conteúdo, a rede é perfeita para se comunicar com ele. Outra vantagem é que os posts são públicos e pesquisáveis. Ou seja, é uma ótima opção para diversos negócios também.

LinkedIn:

A maioria das pessoas ainda pensa que a única utilidade do Linkedin é procurar ou divulgar vagas de emprego. Porém, ela pode garantir bons resultados em marketing, principalmente para empresas que realizam vendas corporativas, seja se relacionando com as pessoas certas, discutindo conteúdo sobre seu negócio em fóruns, publicando atualizações de status em nome do funcionário ou da empresa ou ainda realizando anúncios bem segmentados pelo cargo e tipo de empresa.

Google+:

Por ser a rede social do Google, tem enorme peso para o maior mecanismo de buscas. Mesmo que ainda não tenha uma audiência muito consolidada, pode valer como investimento para o futuro.

Existem ainda várias outras redes que podem ser utilizadas: Youtube, Slideshare, Instagram e etc. Todas elas têm seu valor e podem ser analisadas individualmente, de acordo com o perfil do seu negócio. O ponto é que fotos, vídeos e slides, por exemplo, podem ser publicados nessas redes, mas compartilhados no Facebook ou Twitter.

Sendo assim, não é preciso construir uma audiência nos diferentes canais. Priorize seus esforços naquilo que for mais relevante.

O monitoramento em redes sociais

Apesar de o monitoramento das redes sociais ser praticamente obrigatório, pequenos negócios possuem recursos limitados e, na hora de investir em marketing digital, é preciso garantir que esses recursos sejam alocados de forma que ofereça o maior retorno possível. Por isso, é indicado deixar de lado toda a complexidade de análise necessária ao monitoramento de grandes empresas.

Para os médios e pequenos negócios, não existe um número enorme de interações diariamente. Portanto, não faz muito sentido agrupar essas interações em diferentes classificações, fazer análise de sentimento ou produzir relatórios que provavelmente não vão ter nenhuma relevância estatística. O objetivo mais importante é responder rapidamente às interações demandarem resposta e aproveitar as oportunidades de engajamento que a audiência oferece.

O mais importante é condensar as interações e garantir que sejam vistas 2 ou 3 vezes por semana, aumentando esse número de acordo com que sua rede cresce. Como não há pessoas exclusivas para esta função e isto não está no dia-a-dia dos gestores, uma funcionalidade que ajuda bastante é o envio do resumo dessas menções por e-mail que é normalmente oferecido pelas redes sociais.

Nutrição de Leads

A nutrição de Leads é, basicamente, uma forma avançada de E-mail Marketing. Se caracteriza pelo envio de uma sequência de e-mails de forma espaçada e automatizada para um usuário de um determinado perfil que tomou alguma ação específica.

É uma técnica que permite um follow-up eficiente e pessoal, já que é direcionado para o interesse e timing correto do Lead e tem a vantagem de deixar para a ferramenta de e-mail marketing o trabalho de “esquentar” Leads que ainda não estão prontos para a compra.

Você pode configurar, por exemplo, para depois de o Lead baixar um e-Book sobre um tema específico, que o sistema o envie em dois dias um outro e-mail sobre o mesmo tema, depois em mais dois dias outro com dicas diversas sobre o mesmo tema, e depois de mais três dias um artigo ou vídeo mostrando como seu produto ou serviço pode resolver seu problema.

É isso por enquanto. Fique ligado nos próximos artigos contunuarei falando sobre marketing digital e como utiliza-lo para desenvolver negócios de successo.

Grande Abraço.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/