Marketing de Conteúdo – Os Segredos dos Melhores Profissionais

Procure descobrir hoje o que pode amanhã ter relevância.

João Alberto Catalão

79% das pessoas que leem na web escaneiam ao invés de ler. O alerta é de Jakob Nielsen, considerado o pai da usabilidade.

O consumo de conteúdo na Internet é bem diferente do mundo físico. As pessoas quando estão conectadas ao mundo virtual são naturalmente multitarefas, e precisam de informações que também estejam de acordo com esse comportamento.

O seu conteúdo deve chamar a atenção logo de cara, pois caso isso não aconteça é provável que o seu leitor pule para outro conteúdo, texto, vídeo ou qualquer outra coisa.

Neste artigo você verá o que os melhores profissionais de Marketing de Conteúdo fazem para produzir conteúdo que atraia definitivamente seus leitores.

Marketing de Conteúdo – 7 Dicas Matadoras dos Maiores Profissionais

Para você escrever um texto escaneável, e que leve o inquieto leitor da web a lê-lo, você deve seguir essas 7 dicas e tornar seu conteúdo mais atrativo para seu público.

1. Utilize um comprimento de linha adequando

Seu leitor não deverá mover mais que os olhos para ler seu conteúdo. Se for necessário mover o pescoço para que ele consiga ler, é provável que a linha esteja muito grande.

Há muitos estudos e pesquisas que dizem que o comprimento de linha ideal fica entre 400 e 600 pixels, e aproximadamente 15 palavras por linha.

2. Use parágrafos curtos

Lembre-se que para Internet o texto deve ter um fluxo rápido e dinâmico de informações, diferente dos textos de livros.

Organize os blocos de texto em parágrafos concisos mas completos de sentido. É importante seguir a estrutura de redação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

3. Utilize bem títulos e subtítulos

Os títulos e subtítulos destacam o assunto a ser abordado, permitindo ao leitor ter uma ideia do assunto que será encontrado no conteúdo postado, mesmo antes de começar a ler.

Procure títulos diretos e relevantes, pois eles serão um ótimo auxílio para que você se posicione bem nos mecanismos de busca, como o Google por exemplo.

4. Atenção ao tamanho do conteúdo

É bem provável que um conteúdo que você se dedicou de verdade a produzir seja bom. Mas será que um texto de 3000 palavras conseguirá prender seu visitante?

Por mais completo que ele possa ser para resolver os problemas do seu visitante, é possível que ele desanime em ler o restante quando der a primeira rolada na página.

5. Crie listas e tópicos

Esta técnica costuma ser bem eficiente. O conteúdo é melhor compreendido se separado em em elementos simples.

É importante que estejam na medida certa, nem muito curtas nem muito longas. As listas tem o potencial de gerar excelentes títulos já que os números chamam sempre a atenção.

6. Utilize destaquem em itálico, negrito e sublinhado

Usado adequadamente, você poderá direcionar a atenção dos seus leitores para o conteúdo mais relevante, e que define qual o tipo de conteúdo abordado, e ajudam também na clareza do conteúdo.

Normalmente o negrito é utilizado em palavras em que se quer dar destaque, e o itálico é utilizado para títulos, citações e palavras estrangeiras.

7. Use recursos audiovisuais

As imagens ajudam a dar leveza ao conteúdo, e dão uma abordagem visual ao assunto. Os gráficos e vídeos ajudam a explicar conteúdos mais complexos de forma mais leve, causando uma identificação imediata com a audiência.

Lembre-se sempre de utilizar recursos de qualidade e que tenham ligação com o assunto abordado.

E aí, você acredita que essas dicas podem fazer diferença? Deixe um comentário para que possamos saber sua opinião, e produzir mais conteúdo relevante pra você.

Se você leu até aqui deve ter gostado desse post. Então deixe um comentário e compartilhe com seus amigos para que eles também usufruam desse conteúdo.

Um abraço e até a próxima.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/