Marketing Online Otimizado ao Criar Um Blog

Entenda o Papel do Blog na Estratégia de Marketing Online

A criação de um blog é, salvo raras exceções, o centro da estratégia de marketing digital de um negócio online. Feito corretamente, cria um ativo de Marketing que traz, cada vez mais, tráfego segmentado e gratuito para o site. Além disso, esse ativo aos poucos se torna uma vantagem competitiva.

Um blog que produz conteúdo de qualidade recebe muitos links, ganha autoridade perante o Google e ajuda seu negócio a se posicionar bem para as palavras-chave relacionadas.

Outra vantagem é aparecer bem nas mídias sociais, onde as pessoas compartilham links para conteúdos que elas admiram.

Além de atrair um número muito maior de Potenciais Clientes na parte de cima do Funil de Vendas, um blog também afeta positivamente as conversões no meio do funil.

Toda vez que um assinante lê o seu conteúdo, aumenta a sua credibilidade, o desejo e a sensação de segurança sobre o seu produto ou serviço. Ou seja, ajuda a aumentar a quantidade de novos Leads e Clientes e diminuir o custo do processo de venda.

Criar um Blog Com Seu Domínio

O ideal é que o blog seja criado com domínio do site principal (seunegocio.com, seunegocio.com.br, seunegocio.net, etc). Isso porque, desta forma, quando o blog receber um link de outro site, o domínio todo se fortalece e ganha mais credibilidade perante o Google.

Fique atento também para o que vale a pena inserir no layout do blog. Opções de acompanhar os novos posts, divisão por categorias, opção de busca, entre outros são muito bem vindos. Já nuvem de tags, blogroll, etc., não são recomendados. Aqui no Alcance Renda buscamos trabalhar essas dicas da forma mais otimizada possível.

Para Trabalhar Melhor o Marketing Online Defina Sua Persona

Antes de começar a produzir conteúdo para o blog é necessário avaliar qual o perfil do seu cliente. Analise seu público-alvo e crie um personagem que o represente. Isso deve orientar a produção de conteúdo.

Escreva um Post Manifesto

Dizemos que o primeiro post deve ser um “manifesto” porque deve indicar, em linhas gerais, quais são as principais ideias de mercado nas quais você está engajado e acredita. Esse texto serve também como uma carta de apresentação aos visitantes, informando o assunto do blog, os temas a serem abordados e o que os leitores podem esperar deste espaço.

Criar Calendário de Posts e Processo de Produção de Conteúdo

Tenha consciência de que o blog é uma atividade contínua e fazer sua gestão também é um aprendizado imprescindível. Desta forma, é recomendável criar um calendário de posts para orientar o seu processo de produção. Isso vai evitar que você se perca entre uma atualização e outra e ajudará a manter a frequência de atualização.

Você não precisa trabalhar sozinho na produção de conteúdo. Quanto mais especialistas trabalhando para você, maior a chance de seu negócio cobrir com mais propriedade as diversas particularidades de conhecimento do seu mercado. Ter mais gente colaborando também é vantajoso porque não deixa ninguém sobrecarregado.

Você pode contratar pessoal para trabalhar com você ou pode contratar serviços de freelancer. Existem ferramentas que oferecem profissionais qualificados que produzem conteúdos excelentes a preços bem acessíveis. O Workana é um bom exemplo.

No entanto, é importante definir uma pessoa como editor(a) do blog, que pode ser você ou alguém que você saiba que tenha capacidade para isso. Deve ter uma boa visão da estratégia geral do Marketing para garantir um alinhamento dos posts com as diretrizes do negócio, além de bom português para revisar os textos dos outros autores. A principal função do editor é estar atento e garantir que o calendário de publicações seja seguido.

Para para aproveitar melhor as oportunidades de negócio para seu negócio online você deverá otimizar o Marketing Online assim:

  • Blog no ar, com primeiro posts direcionados a sua persona;
  • Calendário de posts acertado;
  • Processos de delegação de posts e de revisão bem definidos.

Por enquanto é isso, fique ligado pois nos próximos artigos falaremos sobre mais atividades a serem trabalhadas para uma estratégia de Marketing Digital de Sucesso.

Abraços.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/