O Que é SEO? Seu Blog no Topo do Google

O Que é SEO – Pense como uma ferramenta de busca

O que é SEO? Vamos fazer uma pequena analogia para que você entenda melhor.

Imagine-se entrando em uma livraria com em busca um livro de Marketing Digital. Provavelmente você irá atrás primeiro daqueles livros indicados por seus amigos sobre o assunto. Depois, é provável que você procure por aqueles que tenham no título ou subtítulo alguma palavra relacionada ao tema, como Marketing Digital, Marketing na Internet ou Marketing Online.

O próximo passo provável é olhar o resumo ou introdução. Finalmente, uma folheada nas páginas para ver se é isso mesmo. Em uma analogia bem simplista, é o que Google faz quando avalia e indexa o seu site. Os links funcionam como a sugestão dos seus amigos, os termos das páginas são como indicadores na identificação do conteúdo. O título é o item mais importante para indicar o assunto da página. Depois os subtítulos, as palavras em negrito e assim por diante.

Porém, o que deve ser destacado na escrita de posts para Internet é exatamente o motivo real do post, aquilo que as pessoas realmente estão procurando.

Títulos subjetivos ajudam algumas vezes a fazer com que o post seja lido e isso é uma estratégia válida. Mas, se o objetivo é estar melhor rankeado no Google, é recomendável um título mais direto e orientado aos termos chave que realmente representam o assunto.

O Que é SEO – Pesquise Por Palavras Chave

Num estudo inicial sobre SEO já é possível identificar que uma das partes mais importantes da estratégia de otimização para os mecanismos de busca é, a escolha das palavras chave.

É necessário escolher uma palavra ou expressão chave para cada post e então empregá-la no título, na descrição das imagens, ao longo do texto e nos subtítulos (utilizando os headings). Sempre com o cuidado de que faça sentido para a leitura humana, sem forçar a barra e usando as palavras aleatoriamente apenas para os buscadores.

O Google já identifica e pune esse tipo de comportamento.

É muito importante ter uma lista de palavras chave que indique quais os termos mais buscados, qual a concorrência no Google Adwords e qual a posição atual do seu site.

Assim fica mais fácil identificar termos que interessam ao seu negócio e ainda não estão bem posicionados, servindo como assunto para as próximas postagens.

Uma das ferramentas mais utilizadas para esse trabalho, e que é gratuita, é o Planejador de Palavras Chave da Google.

Use Bem os Links Internos

Links internos são aqueles em que indicamos outro post ou página do próprio site, como por exemplo um texto que aponta para outro post mais antigo. Esse tipo de link cumpre um papel interessante em um blog.

Primeiro dão um novo destaque a posts antigos, que voltam a ser lidos e compartilhados. Segundo porque permite ir direto ao ponto ao escrever um post novo, sem a necessidade de explicar conceitos já passados antes e indicados pelos links. E terceiro, porque os links ajudam a dizer para o Google do que os posts indicados tratam.

Veja um pouco mais sobre SEO em SEO Otimizado = Negócios Lucrativos e em É Essencial a Otimização Para o SEO Marketing.

Estes são alguns conceitos iniciais sobre escrever para os mecanismos de busca e SEO. Fique ligado nos próximos posts que continuaremos a falar sobre o assunto com mais profundidade.

Um abraço e até a próxima.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/