Posicionamento: 4 Motivos Pelos Quais Você Não Deve Ignorá-lo

Posicionamento é a percepção que seu público alvo tem do seu negócio, do seu produto. E você deve desenvolver o posicionamento do seu negócio agora, ou você continuará perdendo clientes.

Trabalhar para posicionar-se de forma a criar uma percepção positiva junto aos clientes é um desafio e algo que deve ser planejado de acordo com variáveis como a concorrência, as necessidades e desejos do seu público e quais os problemas que seu negócio pode resolver para esse público.

É algo que se obtém no mercado com sua atuação e só após a suta atuação.

Como o Posicionamento Funciona

Todo produto ou serviço ocupa um lugar na mente de cada uma das pessoas do seu público alvo, e esse lugar tem uma hierarquia definida, sendo que o primeiro da lista é o produto líder para aquela pessoa, e quanto mais pessoas tiverem seu produto como líder em suas mentes melhor.

As empresas devem procurar um posicionamento diferenciado e relevante afim de representar uma ideia diferenciada para seu público. E para isso devem basear-se em algumas questões que podem ajudar a definir esse posicionamento.

Por que o consumidor vai escolher o meu produto?

Você irá pensar nas qualidades do seu produto ou serviço, nos pontos fortes, nas qualidades que você descobriu, nos problemas que são possíveis de resolver, no preço compatível, etc.

Qual a razão/característica que dá apoio ao posicionamento do meu produto?

Você pode se basear numa determinada qualidade o benefício do seu produto e usar essa característica para estabelecer ou ajudar a estabelecer o seu posicionamento. Ex.: a garantia total de 5 anos de troca ou assistência do seu produto ajuda a posicionar o seu produto como sendo de alta qualidade.

Qual o real valor do meu produto? E qual o valor que o cliente dá pra ele?

Esse pergunta deve ser respondida para saber se existe integração entre elas, pois o posicionamento do seu produto depende de como ele será percebido pelo seu público alvo.

Vantagens do Posicionamento

Ao se posicionar seu negócio é capaz de aproveitar algumas vantagens oriundas desse posicionamento:

  • Gestão de custos – você só irá investir recursos que o levem a seguir o seu posicionamento;
  • Gestão de inovações – ao focar em na resolução dos problemas do seu público, você será capaz de descobrir e desenvolver soluções específicas;
  • Gestão de processos – é possível desenvolver processos otimizados, adaptados as mudanças tecnológicas e ajustados ao bem estar dos seus clientes;
  • Gestão de relacionamento com o cliente – identificar, interagir e oferecer um atendimento personalisado e cada tipo de cliente.

Esses são apenas alguns exemplos, cada negócio com suas particularidades tem outras vantagens oriundas do posicionamento.

Resumindo

Para definir um bom posicionamento estratégico, certifique-se onde sua empresa está hoje, estabeleça objetivos e metas desafiadoras mas tangíveis, e desenhe um caminho diferente dos demais.

Planeje para chegar lá, e você verá que ao desenvolver um posicionamento tudo ficará mais claro para o seu negócio.

Um grande abraço, e fique ligado que nos próximos posts continuarei falando sobre como você desenvolver um negócio digital de sucesso.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/