Questões Fundamentais Sobre Plágio Que Você Deve Saber

O plágio é uma prática mais comum do que se imagina no meio digital, e infelizmente acontece muito devido a facilidade de copiar e colar conteúdos, “simplificando” a vida de quem quer “criar” conteúdo para postar em seus blogs ou sites.

Se isso facilita na hora de gerar conteúdo para publicar, por outro lado isso pode prejudicar muito. Os benefícios que poderiam ser conseguidos com a criação de conteúdo relevante para seu público alvo podem ser totalmente perdidos a partir do momento que for descoberto que seu conteúdo é apenas cópia, e mais cedo ou mais tarde isso vai ser descoberto.

questoes-fundamentais-sobre-plagio-que-voce-deve-saber

O que é Plágio?

Plágio é a cópia, parcial ou integral, de qualquer obra, texto, pintura, música como se fosse de sua autoria. Está relacionado também segundo alguns autores aos termos oblíquo, sinuoso, trapaceiro, astucioso, tortuoso, transversal.

Plágio portanto, é a cópia não autorizada de informações e é considerado crime previsto no Código Penal Brasileiro, além de ser considerado anti ético e imoral em muitas culturas.

Por Que Você Será Punido?

Ao produzir um conteúdo, sua intenção deve ser de que ele ajude seu público alvo a resolver um problema e desta forma atrair esse público para seu blog, ajudando você a conquistar uma posição de autoridade no mercado o que é muito importante para criar credibilidade o que ajuda na evolução dos negócios.

Ajuda também a tornar os visitantes em clientes, que cadastrando-se em suas listas e realizam compras de seus produtos e serviços.

Mas se você utilizar de plágio nas suas publicações você será punido pelos mecanismos de busca como o Google, Bing e outros mais.

Esses mecanismos tem ferramentas que identificam o conteúdo duplicado e penalizam o site que realizou o plágio. Eles conseguem identificar o conteúdo duplicado e penalizar os sites que fazem cópia dos conteúdos ao invés de criar postagens originais.

Muitas pessoas nem sabem disso, então fique atento, copiar conteúdo de outro site, além de prejudicar o autor verdadeiro do conteúdo, irá prejudicar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Além disso com o tempo seus leitores irão perceber que o conteúdo ofertado por você, apesar de ter boa qualidade não é seu e você perderá credibilidade e consequentemente clientes e vendas.

Por outro lado, quando você cria seu próprio conteúdo, você forma o seu público com pessoas que tem interesse real no que você escreve e como você escreve, enquanto que ao duplicar o conteúdo você apenas consegue algumas visitas.

Descubra 6 Mecanismos de Identificação de Plágio

Logo abaixo você verá 6 ferramentas que podem auxiliar na consulta de conteúdo duplicado, ajudando a desenvolver um texto original e relevante para o público do seu nicho:

  1. http://plagiarisma.net/

Funciona nas plataformas Windows, Android, Blackberry e Web. possui suporte para mais de 190 idiomas. Você pode tanto copiar e colar o texto que você deseja pesquisar no espaço disponível, como pode enviar uma arquivo nos formatos PDF, DOC, DOCX, RTF, ODT, TXT, HTML.

  1. http://www.duplichecker.com/

É uma empresa de produção de conteúdo e SEO que oferece também a ferramenta de análise de conteúdo duplicado. É uma ferramenta gratuita que ajuda na verificação de plágio, ajudando a evitar essa pratica e ajudar os verdadeiros autores.

  1. http://www.plagium.com/

Possui a busca gratuita e caso você deseje resultados mais profissionais poderá fazer pesquisas avançadas e análises de arquivos.

A versão gratuita tem o limite de 25.000 caracteres por vez, um tamanho mais que suficiente para textos encontrados na Internet.

  1. http://www.copyscape.com/

Com interface super simples, o Copyscape é o verificador de conteúdo duplicado mais usado na internet. Existe uma versão Premium, mais completa onde é possível checar a originalidade do conteúdo antes do texto ser publicado na internet a um custo de US$ 0,05 (cinco centavos de dólar) por busca.

  1. http://www.plagtracker.com/

Possui versão gratuita para textos de até 5.000 caracteres que podem ser checados em mais de 14 bilhões de páginas na Web e em mais de 5 milhões de arquivos acadêmicos. Possui  suporte em inglês, alemão, francês, romeno, espanhol e italiano.

  1. http://www.google.com

Apesar de óbvio é sempre bom cita-lo. Embora só seja possível verificar passagens curtas, de até 32 palavras, é possível testar os trechos em todos os idiomas suportados, aproximadamente 50, cujos resultados poderão lhe mostrar se o texto requer mais análise antes de ser publicado.

questoes-fundamentais-sobre-plagio-que-voce-deve-saber (2)

Concluindo

Apesar de algumas vezes termos tanta afinidade com determinado conteúdo, que até temos a impressão de que ele foi produzido para nosso blog e para nosso público, não é uma boa ação copiá-lo. Você pode usar como base, pesquise mais, vejas outros blogs do mesmo nicho com assuntos semelhantes e faça você seu conteúdo, como já foi dito algumas vezes até agora, isso será mais benéfico para você.

Na maioria das vezes conteúdos plagiados são utilizados por pessoas inexperientes, ou com pouco conhecimento sobre o assunto, o que não justifica a prática, mas caso sejam blogueiros sérios, logo que descobrem o que estão fazendo tomam por obrigação corrigir esses erros e não cometê-los mais.

É fundamental que você desenvolva um blog com conteúdo original e relevante, focado no seu nicho e no seu público, respeitando sempre o conteúdo de terceiros, gerando relacionamentos duradouros que são tão importantes para a sobrevivência e desenvolvimento de um negócio digital sério.

É isso então. O que você achou do post? Será que você já se deparou ou sofreu com essa prática? Deixe logo abaixo um comentário, dúvida ou sugestão para que possamos saber sua opinião para desenvolvermos mais conteúdo relevante para você.

Se você gostou compartilhe com seus amigos, é bem possível que você conheça alguém que se interesse por esse assunto, compartilhe então para que eles também possam aproveitar essas informações.

Fique ligado nos próximos posts que continuarei falando sobre assuntos relevantes para negócios digitais. Um grande abraço e até a próxima.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me questionando qual o curso que eu recomendo atualmente para quem quer começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/