SEO Otimizado = Negócios Lucrativos

O emprego de técnicas de SEO associado a análise das métricas do Google Analytics pode trazer milhares de pessoas para o seu site e transformar seus empreendimentos que estão patinando na web em Negócios Lucrativos.

SEO – Search Engine Otimization (Otimização Para Mecanismos de Busca)

Criando Negócios Lucrativos – Analisar Estrutura de Palavras do Site e Resolver Problemas Críticos

Um passo básico muito importante da otimização é checar se os mecanismos de busca são capazes de entender o seu site. Existem alguns erros comuns, mas que são de fácil correção. Leva apenas alguns minutos para implantar as melhorias e, em recompensa, seu site vai se posicionar muito melhor nos rankings dos resultados de busca.

Procure entender a arquitetura do site e problemas com conteúdo duplicado para garantir uma boa base. Uma boa arquitetura deve permitir alcançar páginas profundas com poucos cliques, as categorias ajudam nesse sentido.

Identificar Oportunidades na Lista de Palavras-chave

Analisando a lista de palavras-chave, procure descobrir como trabalhar melhor cada palavra.

Para palavras que já estão em uma posição razoável e ainda não estão ajustados, faça a otimização na página. Para aquelas que ainda não estão rankeadas, priorize as palavras que possuem uma menor dificuldade no rankeamento e escreva no blog sobre elas.

Já aquelas que estão otimizadas mas ainda não estão bem rankeadas, a saída é tentar construir mais links para a página.

Trabalhe as Oportunidades On-page

Comece pelas páginas que ainda não estão otimizadas para uma palavra. Esse passo deve ser sempre obrigatório e muitas vezes já traz ótimos resultados no curto prazo, principalmente se seu site já tem alguma autoridade.

Uma boa forma de identificar o que ajustar em uma página é utilizando ferramentas específicas para isso.
Um ótimo plugin para instalar no seu site e que ajuda com o trabalho de SEO durante a formatação dos posts é SEO By Yost.

Elaborar Uma Lista de Palavras-Chave Para os Posts

Não basta criar posts a partir de algum assunto aleatório que surgiu na sua cabeça, escreva com objetivo, baseando-se nas palavras-chave com mais potencial, orientando-se por sua lista.

Após identificar os termos principais, faça uma relação, definindo em quando serão publicados os posts referentes a cada termo.

Usar o Google Analytics

Fazer Uma Análise Mensal Bem Feita e Encontrar Oportunidades Para o Próximo Mês

Analisar mensalmente os resultados é muito importante para visualizar com calma cada nível do Marketing Digital. Você deve avaliar, desde a eficiência geral da estratégia adotada ao longo do mês, como a análise detalhada de cada fonte de tráfego, entre outros aspectos.

Com esta análise você vai poder determinar o que deve prosseguir ou o que pode ser corrigido para o próximo mês para que os resultados apareçam ou sejam ainda melhores.

Reveja os resultados, identifique pontos em que o desempenho pode ser melhorado e trace as ações do mês seguinte.

Algumas Dicas do Que Avaliar Mensalmente:

Análise do Funil de Vendas:

  • Visitas: Como foi o desempenho do Funil? Foram atraídos menos visitantes ou a taxa de conversão em Leads é que caiu?
  • Leads/Conversões: Some todos os custos de Marketing, divido pelo número de Leads gerados e avalie se o custo por Lead está dentro do esperado.

Análise Detalhada:

  • Busca Orgânica: Há palavras-chave que geram muito tráfego mas não convertem? Verifique se o problema é o tipo de visitante atraído ou se é preciso otimizar a Landing Page para melhorar a conversão.
  • Links externos: Nos domínios onde há boa taxa de conversão, mas ainda baixo volume, é possível realizar alguma ação para aumentar o tráfego daquela fonte?
  • Busca Paga: Avalie nos dados do Google Adwords os valores pagos para cada palavra para calcular o Custo por Lead (CPL) de cada uma. Veja onde é possível otimizar a conversão ou ajustar o valor do lance.
  • Páginas mais acessadas: Analise quais das páginas mais acessadas possuem uma taxa de rejeição muito alta e qual a razão principal (Ex.: público errado, conteúdo ruim, disparidade entre promessa e conteúdo). Haveria oportunidades de otimização de conversão sem colocar em risco a estratégia de SEO da página?
  • Landing Pages: A conversão para algumas palavras está baixa? É possível melhorar esse índice otimizando as Landing Pages ou incentivando o tráfego pra elas com mais divulgação?
  • Email Marketing: Alguma campanha teve alta taxa de descadastramento? A culpa foi do conteúdo, da segmentação ou da frequência?
  • Alcance: Verifique se os números de todas as bases cresceram dentro do esperado? Como o crescimento do Alcance em cada rede está relacionado ao crescimento das Visitas em cada uma?

Usar Uma Planilha Para Gestão de Marketing e Conteúdo

Feita a análise mensal, provavelmente você detectou várias oportunidades, pontos em que o desempenho precisa melhorar. Identifique aqueles que aparentam ter maior potencial de ganho, pesquise formas de melhorar e faça uma lista das ações que deve tomar no próximo mês.

Monte um cronograma com todas as ações planejadas para o mês seguinte e acompanhe. Mensalmente avalie cada experimento para verificar o que realmente resolveu o problema e, então, siga novamente com essa análise completa, fazendo o processo de maneira contínua.

Portanto, para utilizar melhor estratégias de SEO juntamente com as métricas do Google Analytics você deve:

  • Construir um site com estrutura amigável às ferramentas de busca,
  • Montar um plano de ação para palavras-chave importantes,
  • Fazer um planejamento para o mês seguinte com oportunidades de melhora.

Tráfego é oxigênio para seu negócio online, e o SEO deve ter prioridade na hora que você estiver construindo conteúdo para seu negócio.

Se você gostou do post, cadastre-se no formulário abaixo e receba todas as nossas atualizações.

Abraços.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/