Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Estudo de Caso

Ao escrever qualquer artigo, a preocupação maior deve ser de entregar conteúdo relevante ao leitor, afinal ele está “dando” atenção ao que você deseja transmitir. Porém, ao escrevermos um artigo estamos também criando uma parte do nosso negócio, estamos incrementando nosso acervo de conteúdo que é o nosso ativo no blog, e todo conteúdo gerado deve ter dois principais: ajudar nosso leitor a resolver seus problemas e gerar resultado.

Existem diversas formas de se escrever um artigo, a que eu vou falar hoje é sobre o estudo de caso, que é uma forma muito eficiente de promover produtos e serviços, pois mostra de que forma um determinado produto ou serviço pode resolver uma problema real de forma prática utilizando os recursos que esse produto tem a oferecer.

Um estudo de caso é eficiente pois conta a estória de alguém que tinha um problema, que pode ser o mesmo problema de muitas pessoas, e que conseguiu encontrar a ajuda necessária para resolvê-lo quando adquiriu ou contratou determinado produto ou serviço, e quando as pessoas se identificam com o estudo de caso em questão tem mais propensão a adquirir a mesma solução encontrada pelo personagem do estudo de caso.

tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-estudo-de-caso

O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios.

Michel de Montaigne

O Que é Um Estudo de Caso?

O estudo de caso é uma forma de aprofundar o conhecimento sobre os métodos utilizados para solucionar um problema de um caso individual.

É uma ferramenta que ajuda a entender o porque determinada decisão foi tomada e quais os motivos que levaram a isso, fornecendo elementos de prova sobre o caso.

O estudo de caso é empírico, ou seja, baseado em uma experiência real, alguém que teve um problema e encontrou uma solução fala, normalmente com detalhes, como esse processo ocorreu expressando suas impressões e resultados alcançados.

O estudo de caso pode ser real ou fictício, o que não quer dizer que possam ser abordadas situação que não são reais. Pelo contrário, os estudos de caso, meso os fictícios, devem ser baseados em situações reais vividas por pessoas sobre o assunto que se deseja abordar.

Durante a escolha do tema devem ser bem elaborados o problema, os personagens envolvidos e o contexto em que se desenvolve o estudo. Esse é a base em que deverá se desenvolver a narrativa.

O estudo de caso é um instrumento que ajuda o leitor a entender como agir em uma situação real, que pode ser parecida com uma situação que ele vive ou viveu, e quais podem ser as consequências de determinadas ações.

Ajuda também ao autor do artigo a informar de forma prática uma solução que pode resolver um problema específico e que pode também acabar com  alguma dor sentida pelo seu leitor oferecendo uma alternativa conhecida, testada e comprovada que proporcione essa solução.

 Como Elaborar Um Texto de Estudo de Caso

Uma vez definidos o problema, os personagens e o contexto, é preciso estudar o caso propriamente dito para se extrair os elementos que irão constituir o texto que irá narrar o caso.

O estudo de caso deve ser capaz de levantar questões para reflexão e debate para que gerem elementos que possam definir uma tomada de decisão e qual curso de ação foi utilizado.

Veja alguns exemplos de questões que podem ser utilizadas para reflexão de debate sobre o caso:

  • Quais as principais dificuldades?
  • Quais as facilidades?
  • Que áreas são envolvidas?
  • Como acontece ou aconteceu o desenvolvimento do processo?
  • Quais são ou foram os pontos mais críticos?

Procure reunir o máximo de informação possível para responder essas e outras questões afim de detalhar ao máximo o caso, gerando elementos que possam servir de base para criação de um texto rico e que possa gerar a maior quantidade de informação sobre o caso, o que poderá aproximar cada vez mais o caso narrado com as situações vividas pelos leitores.

 Vantagens dos Estudos de Caso

Existem algumas vantagens quando da adoção de estudos de caso para criação de um artigo. Vejamos algumas:

  1. Toda a informação utilizada para a criação do estudo de caso, pode servir de base para reinterpretações, gerando novos questionamento e soluções;
  2. As informações utilizadas para a elaboração de um estudo de caso e suas soluções são mais acessíveis ao público em geral, do que outras dados de investigação;
  3. Relacionam a teoria a prática, facilitando o entendimento das soluções propostas pelo estudo de caso;
  4. Proporcionam percepção através de exemplos específicos de acontecimentos e situações reais;
  5. São focados na perspectiva do cliente, ou seja, não é você que está dizendo que seu produto ou serviço é bom, mas quem o utiliza, gerando maior credibilidade.

De um modo geral, a grande vantagem dos estudos de caso é demonstrar de forma didática como determinada pessoa superou desafios importantes e alcançou bons resultados utilizando soluções de qualidade.

E essa perspectiva, faz com que outras pessoas que estão enfrentando as mesmas situações queiram experimentar a mesma solução afim de resolver seus problemas de forma eficiente.

 tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-estudo-de-caso (2)

6 Passos Para Criação de Um Texto de Estudo de Caso

Vamos aos passo de como escrever um estudo de caso de forma que a escrita flua de forma a garantir o desenvolvimento e os resultados de um estudo que pode ser utilizado para provar determinadas soluções e demonstrar suas conquistas:

1. Identifique o Candidato Perfeito Para o Estudo de Caso

Identifique quais clientes estão obtendo oo já obtiveram resultado com o produto ou serviço que você promove e que estão satisfeitos.

Procure também identificar qual o tipo de clientes você deseja atrair, procure então desenvolver estudos de caso focados para esse segmento;

2. Elabore as perguntas certas

Formule perguntas que direcionem a estória de sucesso do personagem principal e que englobem os seguintes cenários:

  • Qual o desafio – que problema ele tentou resolver com outras soluções e não obteve sucesso?
  • Que solução foi utilizada – qual a experiência obtida após a utilização proposta?
  • Quais os resultados de sua utilização – quais resultados foram obtidos após a utilização da solução. Ex.: aumento de vendas e faturamento, obtenção de novos leads, melhor gerenciamento dos recursos, maior produtividade, etc. O melhor é focar em itens tangíveis, evitando margens para abstrações.

3. Determine o assunto que será abordado no estudo de caso

Pense nos problemas identificados, determine como eles devem ser abordados e faça as  pesquisas necessárias. Provavelmente na internet já é possível encontrar material necessário para elaboração do texto, mas se possível lance mão de mais recursos como livros, revistas, jornais ou qualquer outro material relevante sobre o assunto.

4. Adicione e elimine informações

Muitas vezes durante a sua pesquisa, você sentirá a necessidade tanto de incluir material novo, como de excluir trechos que já foram explicados melhor em outro trecho, e não tem mais o mesmo sentido no contexto explorado.

Revise tantos os trechos separadamente, quanto o texto como um todo para que esteja certo de que o trabalho ficou redondo.

5. Decido por um formato atraente

Para facilitar o entendimento do leitor e para que o texto fique mais atraente, uma boa dica é manter a estrutura: Desafio -> Solução -> Resultados, que já foi testadas várias vezes e faz com que a solução apresentada siga uma ordem cronológica desde a identificação do problema até sua solução.

Procure colocar no título do texto a principal solução alcançada, para que ao vê-lo o leitor se sinta atraído pela solução apresentada.

6. Utilize diversas mídias

Essas dicas servem não só para textos de estudos de caso, mas para postagens de modo geral.

Procure incluir tópicos, infográficos, imagens dos clientes utilizando a solução, vídeos, depoimentos, entrevistas gravadas por Skype, etc.

Dicas Finais

Após tudo pronto e publicado faça a divulgação do seu post.

  • Use sua rede para compartilhar seus conteúdos;
  • Revisite e retome o caso a cada 3 meses aproximadamente, e verifique se houveram melhorias que valem a e pena ser citadas e que demonstram que sua solução ainda dá resultado;
  • Verifique se o texto ficou escaneável. Com tanta informação na internet disponível a um clique, formatar o seu texto de forma a não cansar o leitor pode fazer toda diferença na hora da decisão de ler ou não seu conteúdo.

E então, o que você acha de usar um estudo de caso na sua próxima postagem? Deixe um comentário, crítica ou sugestão para que possamos saber sua opinião, e produzir mais conteúdo relevante pra você.

Se você leu até aqui deve ter gostado desse poste eu fico grato por isso. Peço então compartilhe com seus amigos para que eles também usufruam desse conteúdo.

Um grande abraço e até a próxima.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me questionando qual o curso que eu recomendo atualmente para quem quer começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/