Web Marketing – Trabalhando as Mídias Sociais

Trabalhando as Mídias Sociais

Web Marketing – Escolha as Redes de Maior Valor Para Seu Negócio

Para conseguir bons resultados com Web Marketing nas mídias sociais, é essencial saber escolher quais canais são os mais indicados para você, de acordo com o público que é preciso impactar. Tentar estar em todos os lugares é contra produtivo e nem sempre os resultados vão justificar esse esforço.

A sacada para escolher os melhores canais é não se deixar guiar pela rede da moda e, sim, manter um contato próximo com os seus clientes. Mantenha o contato com eles para entender melhor que redes estão usando de fato. Depois, faça o cadastro nessas redes e reserve o nome de seu negócio nas mais importantes.

É interessante também que tenham algum volume. Por isso, não é recomendado fugir muito das principais: Facebook, Twitter, Linkedin, Google+, Youtube, Slideshare, etc.

Configurar os Perfis nas Redes Sociais

Essa parte demanda atenção mesmo para quem já possui contas ativadas há algum tempo. Verifique se todos os dados do perfil foram preenchidos corretamente, de forma que alguém que tome conhecimento do seu negócio pela primeira vez consiga identificar o seu tipo de negócio e o conteúdo que pode encontrar ali.

Na hora de elaborar o texto do perfil, pense na persona que você criou para o blog para escrevê-lo. É essencial adicionar o link de seu site ou blog na descrição ou no campo específico para isso.

Ainda que seja necessário manter a mesma linguagem nos diferentes perfis de seu negócio, preste atenção na variação de linguagem entre eles. No Twitter, costuma-se usar poucas palavras, enquanto no Facebook, a descrição pode ser um pouco maior.

Defina a Política de Conteúdo e a Frequência dos Posts

Mais importante do que criar os perfis nas principais redes é manter a qualidade das atualizações. Ajuste o foco do conteúdo e planeje previamente se a atualização será diária e quantos posts por dia irá publicar.

Considere a persona definida como o cliente típico de sua empresa para pautar o conteúdo e o tom de sua comunicação. Tentar fazer humor ou falar de coisas cotidianas que não tenham relação com o mercado pode ser interessante para algumas pessoas, isso vai depender do seu tipo de negócio.

As mídias sociais são um ambiente bastante dinâmico e exigem uma lógica própria de publicação e leitura. No Twitter, por exemplo, postar várias vezes ao dia é bastante recomendado. De acordo com o conteúdo próprio que tiver disponível, você pode definir se vai postar uma, duas, ou vinte vezes. No entanto, é interessante dar um intervalo de ao menos 20 minutos entre uma postagem e outra.

O Facebook possui um algoritmo chamado Edge Rank que filtra as publicações e define quem são os fãs da sua página que irão visualizá-las – não se sabe ao certo, mas fala-se em apenas 12% ou menos do total visualizam as atualizações. É preciso que suas publicações sejam sempre interessantes e relevantes para passar no filtro e garantir que as pessoas interajam com elas. Se não tiver um conteúdo muito atraente, publique somente uma vez ao dia, mas escolha bem o que for postar e o melhor horário.

Seja qual for a rede escolhida, é importante manter presença ativa e observar as características de interação dos usuários para definir a melhor frequência.

Monitoramento

É possível que mesmo sem perfil, já tenha alguém falando do seu negócio por aí. Sejam os comentários críticas ou recomendações, é importante estar atento para o que estiver acontecendo.

Entre as utilidades do monitoramento, destacam-se: realizar atendimento online, identificar princípios de problemas, visualizar oportunidades e valorizar comentários positivos.

Para otimizar cada vez mais o Web Marketing nas Mídias Sociais, você deverá sempre:

  • Ter sua contas revisadas e ativas atualizadas com frequência;
  • Ter o monitoramento ajustado e acompanhado diariamente.

É isso por enquanto. Fique ligado nos próximos artigos continuarei falando sobre marketing digital e como utiliza-lo para desenvolver negócios de sucesso.

P.S.: Uma dica extra: Algumas pessoas estão me perguntando qual o curso que eu mais recomendo atualmente para quem deseja começar um negócio de sucesso na Internet sem ter qualquer conhecimento ou experiência anterior. Aqui está minha resposta: neste momento, o curso que eu mais recomendo, tanto para quem é um completo iniciante como para quem já é um profissional avançado é este aqui.

Manual GratuitoTransforme seu Blog numa máquina de dinheiro

Fábio Medeiros

Administrador e Empreendedor Digital focado na busca de soluções que tornem o trabalho prazeroso e rentável para pessoas que desejam fazer de suas vidas empreendimentos felizes.

Website: http://alcancerenda.com/sobre-nos/